17 de ago. de 2009

Nara - Opinião


Opinião
(Zé Keti)

Podem me prender, podem me bater
Podem até deixar-me sem comer
Que eu não mudo de opinião.
Daqui do morro eu não saio não
Daqui do morro eu não saio não.

Se não tem água,
Eu furo um poço
Se não tem carne,
Eu compro um osso e ponho na sopa
E deixo andar, deixo andar

Falem de mim quem quiser falar
Aqui eu não pago aluguel
Se eu morrer amanhã, seu doutor
Estou pertinho do céu.

****************************************************************************************************
"Meu nome é Nara Lofego Leão. Nasci em Vitória, mas sempre vivi em Copacabana. Não acho que porque vivo em Copacabana só posso cantar determinado estilo de música. Se cada um só pudesse cantar o lugar onde vive, que seria de Baden Powell que nasceu numa cidade chamada Varre e Sai? Ando muito confusa sobre as coisas que devem ser feitas na música brasileira, mas vou fazendo. Mas é mais ou menos isso. Eu quero cantar todas as músicas que ajudem a gente a ser mais brasileiro, que façam todo mundo querer ser mais livre, que ensinem a aceitar tudo, menos o que pode ser mudado".

(Registro de Nara no show "Opinião")

****************************************************************************************************

O show "Opinião" é o registro dos momentos mais emocionantes do espetáculo que se tornou o maior sucesso do teatro brasileiro, na voz de Nara Leão, Zé Keti e João do Vale que atuavam como atores-cantores. O roteiro foi escrito por Oduvaldo Vianna Filho, Paulo Pontes e Armando Costa no ano de 1964, início da Ditadura Militar no Brasil, e sua estréia se deu no dia 11 de dezembro daquele ano, no teatro do Shopping Center Copacabana (sede do Teatro de Arena no Rio), tornando-se um marco da resistência cultural.


Com direção musical de Dori Caymmi, os atores cantavam e falavam no show. Incluiam letras de Vinicius de Moraes, versos de João Cabral de Melo Neto e citações do filme Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha, além dos sambas de João e Keti. Também contou com a colaboração do ator e diretor Gianfrancesco Guarnieri e do compositor Carlos Lyra. Além da música "Opinião", também entravam no repertório: "Carcará" (música de protesto marcante na voz de Nara e mais tarde por Maria Bethânia), "Missa Agrária", "Tiradentes", entre outras.


A direção geral do show foi de Augusto Boal. No dia 30 de janeiro de 1965, Suzana de Moraes (filha do poeta Vinicius de Moraes) substitui Nara Leão no show até o dia 13 de fevereiro do mesmo ano, quando Maria Bethânia estréia profissionalmente no show, por indicação da própria Nara que saiu por problemas de saúde. Dez anos mais tarde, no dia 23 de maio, acontece a segunda montagem do show "Opinião" contando com Zé Keti, João do Vale e a cantora Maria Medalha, com direção musical de Roberto Nascimento e direção geral de Bibi Ferreira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário