11 de mar. de 2010

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 21

O rock de Minas Gerais e o 14 Bis

No ano de 1976, em Minas Gerais, o rock apenas começava. Em 1977, Flávio Venturini, Vermelho e Hely se reuniram em um sítio, juntamente com outros músicos mineiros para compor os arranjos do álbum A Página do Relâmpago Elétrico, de Beto Guedes. Cláudio Venturini, irmão de Flávio, acompanhava as gravações e auxiliava a produção.

Em 1978, Flávio e Vermelho foram convidados para participar dos arranjos do disco Clube da Esquina II, de Milton Nascimento. Milton gravou também a canção "Nascente", de Flávio (que havia sido gravada por Beto Guedes). Lô Borges também foi convidado e, nesta época, o guitarrista Cláudio Venturini já acompanhava Lô em shows e nas gravações.

O LP 14 Bis inicia um trabalho único, unindo vocais elaborados, rock progressivo, música regional e música clássica. Músicas como "Natural", "Canção da América" e "Perdido em Abbey Road" contam com orquestrações de Rogério Duprat, o maestro da Tropicália.

Em 1979, é lançado o 14 Bis II, mais uma vez com participação de Milton Nascimento. Da parceria de Sérgio Magrão e Sá (da dupla Sá & Guarabira) surgiu "Caçador de Mim", que foi sucesso também nas vozes de Milton e da cantora Simone. Outros sucessos deste disco foram "Planeta Sonho", "Nova Manhã" e "Bola de Meia, Bola de Gude".

A partir de próxima semana, inicia-se uma viagem ao movimento "new wave".


Nenhum comentário:

Postar um comentário