11 de nov. de 2010

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 47


Orquestra Sinfônica de São Paulo - O Guarani

Antônio Carlos Gomes é o nome completo do compositor brasileiro nascido em Campinas, estado de São Paulo, em 1836. Estudou música com seu pai Manuel José Gomes que era regente de uma banda de música em Campinas e começou a compor cedo com a primeira "Missa", em 1854.

Depois do sucesso alcançado em São Paulo com o "Hino Acadêmico" (poesia de Bittencourt Sampaio) e a modinha "Quem Sabe?", mais conhecida pelo primeiro verso "Tão longe, de mim distante", partiu para o Rio de Janeiro, a fim de matricular-se no Conservatório de Música. Estudou contraponto com Gioacchino Giannini em 1859.

Em 1860, duas cantadas do jovem compositor são executadas no Rio de Janeiro. Logo depois, Carlos Gomes é convidado por José Amat para o cargo de ensaiador da Imperial Academia de Música e Ópera Nacional, fazendo representar no Teatro Lírico Fluminense sua primeira ópera "A Noite do Castelo" (1861), seguida de "Joana de Flandres" (1863). É escolhido por Francisco Manuel da Silva, diretor do Conservatório de Música da Corte do Rio de Janeiro para, na qualidade de aluno deste conservatório, aperfeiçoar-se na Europa durante quatro anos.

Carlos Gomes foi para Milão, na Itália em 1864 e estudou com Lauro Rossi, diretor do conservatório local, obtendo o título de maestro compositor dois anos depois. Escreveu duas partituras para algumas revistas italianas e, logo depois, passou a trabalhar na composição da ópera "Il Guarany" ("O Guarani"), baseada no romance homônimo do escritor brasileiro José de Alencar e que teve sua estréia em 1870 no Teatro Scala de Milão e no Teatro Lírico Fluminense do Riod e Janeiro, no mesmo ano.

De volta à Itália, Carlos Gomes compõe as óperas "Fosca" (1873) e "Salvator Rosa" (1874). Em 1880 é recebido apoteoticamente na Bahia, onde escreve e faz executar o "Hino a Camões", além de se apresentar no Rio de Janeiro e em São Paulo. Com a proclamação da República, perde o apoio oficial e a esperança de tornar-se diretor do Conservatório de Música. Ao mesmo tempo, seu italianismo não é compreendido pelos músicos imbuídos das doutrinas wagnerianas. Compõe, na Itália, as óperas "Condor" (1891) e "Colombo" (1892), sendo este uma espécie de oratório que chamou de poema vocal-sinfônico para comemorar o IV centenário da descoberta da América.

Visitou os Estados Unidos em 1893, como membro da delegação brasileira à Exposição Universal Colombiana de Chicago. Em 1895, é nomeado diretor do Conservatório de Belém, estado do Pará, cargo que não pôde assumir por achar-se gravemente enfermo.

Considerado a maior figura do romantismo musical brasileiro na segunda metade do século XIX, Carlos Gomes deve à sua formação italiana pelo desenvolvimento de seu gênio de melodista. Sua extensa obra revela imaginação fértil, sensibilidade, lirismo, vigor dramático, ao lado da aprimorada técnica operística, compreendendo óperas, peças para piano e para canto, inclusive modinhas, entre outros. Faleceu em 1896, em Belém do Pará.

Próxima semana, falarei da vida e obra de Tchaikovski. Até lá!


Nenhum comentário:

Postar um comentário