17 de abr. de 2011

O início de Cláudio Nucci

Cláudio Nucci - Sapato Velho

Cláudio José Moore Nucci, artisticamente conhecido como Cláudio Nucci, é natural de Jundiaí, estado de São Paulo em 1956, e iniciou na música ainda na infância. Morou um tempo em Campinas até vir a mudar-se para o Rio de Janeiro para continuar com seus estudos.

O contato com a música ficou ainda mais forte ao conhecer os trabalhos de Tom Jobim, Francis Hime, Milton Nascimento e conheceu novos colegas que se tornariam amigos e parceiros como Zé Renato, Mu Carvalho, entre outros. Realiza seu primeiro show como profissional em 1976 chamado Pensamento de Momento, dirigido por Mauro Assumpção e, no ano seguinte, integraria a banda Semente, onde duraria alguns meses. Mas é junto com Zé Renato, Maurício Maestro e David Tygel, que viriam a tornar-se conhecidos nacionalmente ao criar o grupo Boca Livre (nome dado por Maurício) na sua primeira formação, gravando seu primeiro disco independente em 1979, influenciado pelo som do Clube da Esquina.

Embora tenha tido curto o tempo que ficou no grupo, saindo após o lançamento do primeiro disco, Nucci resolve partir para sua carreira solo. Com o Boca Livre, compôs um dos clássicos de seu repertório: "Toada". Em sua nova fase, Nucci grava seu primeiro compacto com as músicas "Quero Quero" e "Acontecência" seguido do disco solo pela gravadora EMI-Odeon entre 1980 e 1981. A música "Sapato Velho" foi composta em parceria com Mu Carvalho e Paulinho Tapajós e seria gravada com sucesso pelo grupo Roupa Nova. Logo, Nucci parte para uma temporada em Portugal e no Brasil, realizando shows.


Nenhum comentário:

Postar um comentário