A TV Rio era outra emissora de televisão que disputava as audiências dos telespectadores na década de 1960. Criada em 1955, reuniu grandes nomes da tv nacional que conhecemos hoje como Chacrinha, Chico Anysio, Flávio Cavalcanti, Dercy Gonçalves, entre outros. Sua concessão acabou em 1977, embora ainda houve tentativa de retorno em 1987, durando apenas 5 anos no ar.
A razão de citar esta emissora se deve ao fato da mesma realizar, em outubro de 1966, o I Festival Internacional da Canção, no estádio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, paralelamente ao II festival de Música Popular da TV Record, em São Paulo.
A premiação deste festival, no âmbito nacional, era o Galo de Ouro e teve como vencedores na seguinte ordem: Nana Caymmi com "Saveiros" (de seu irmão Dori Caymmi e Nelson Motta) em 1º lugar, que rendeu 20 milhões de cruzeiros velhos aos autores e 5 milhões à intérprete; Tuca com "O Cavaleiro" (de Tuca e Geraldo Vandré) em 2º lugar; e Maysa com "Dia das Rosas" (de Luís Bonfá e Maria Helena Toledo) em 3º lugar. Já no âmbito internacional também ganharam o Galo de Ouro os seguintes classificados: Inge Bruck, da Alemanha, com "Frag' Den Wind" ("Pergunte ao Vento", de Helmut Zacharias e Schaubler) em 1º lugar; Nana Caymmi, do Brasil, com "Saveiros" em 2º lugar; e Guy Mardel, da França, com "L'Amour Tonjours L'Amour" ("O Amor, Sempre o Amor", de Daniel Faure) em 3º lugar. A cantora japonesa Chiemi Eri foi considerada a melhor intérprete e o compositor Hachidai Nakamura, também do Japão, o autor do melhor arranjo.
Em outubro de 1967, a TV Record de São Paulo realizou o seu III Festival de Música Popular no Teatro Paramount, onde revelou grandes clássicos da nossa música com canções que tentavam romper com o tradicionalismo em busca de uma linguagem universal da nossa música. Concorrendo ao Prêmio Sabiá de Ouro, ganharam os seguintes classificados: Edu Lobo, Marília Medalha e Quarteto Novo com "Ponteio" (de Edu Lobo e Capinam) em 1º lugar; Gilberto Gil e os Mutantes com "Domingo no Parque" (de Gilberto Gil) em 2º lugar; Chico Buarque e MPB-4 com "Roda Viva" (de Chico Buarque) em 3º lugar; Caetano Veloso com "Alegria, Alegria" (de sua autoria) em 4º lugar; Roberto Carlos e O Grupo com "Maria, Carnaval e Cinzas" (de Luís Carlos Paraná) em 5º lugar; e MPB-4 com "Gabriela" (de Francisco Maranhão) em 6º lugar. A cantora Elis Regina foi apontada como a melhor intérprete deste festival com "O Cantador" (Dori Caymmi e Nelson Motta), fazendo jus ao prêmio Viola de Prata e a uma passagem de ida e volta a Nova York, EUA. Já como melhor letra, ganhou a canção "A Estrada e o Violeiro", de Sidney Miller. O Momento Marcante foi com a apresentação de Sérgio Ricardo interpretando "Beto Bom de Bola", de sua autoria.
Ainda no mesmo ano foi realizado o II Festival Internacional da Canção realizado pela TV Globo no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Os vencedores foram: Guttemberg Guarabyra e Grupo Manifesto com "Margarida" (do próprio Guttemberg) em 1º lugar; Milton Nascimento com "Travessia" (de Milton Nascimento e Fernando Brant) em 2º lugar; Cynara e Cibele com "Carolina" (de Chico Buarque) em 3º lugar; os grupos 004 e As Meninas com "Fuga e Antifuga" (de Edino Krieger e Vinícius de Moraes) em 4º lugar; Claudionor Germano com "São os do Norte Que Vêm" (de Capiba e Ariano Suassuna) em 5º lugar; MPB-4 com "O Sim Pelo Não" (de Alcivando Luz e Carlos Coquejo) em 6º lugar; Milton Nascimento com "Morro Velho" (do próprio autor) em 7º lugar; Ademilde Fonseca com "Fala Baixinho" (de Pixinguinha e Hermínio Belo de Carvalho) em 8º lugar; MPB-4 com "Cantiga" (de Dori Caymmi e Nelson Motta); finalmente Cinara e Cibele com "Oferenda" (de Luisinho Eça e Lenita Eça) em 10º lugar. O vencedor no âmbito internacional foi Jimmy Fontana, da Itália, com "Per Una Donna" (de Marcello de Martino e F. Perrota), ganhando o Galo de Ouro. Em segundo e terceiro lugar, classificaram, respectivamente: Pat Austin, dos EUA, com "The World Goes On" ("O Mundo Continua", de Quincey Jones, Marilyn e Alan Bergman) em 2º lugar; e Guttemberg e Grupo Manifesto com "Margarida" em 3º lugar. O prêmio do IBC conferido à revelação de intérprete foi dado à cantora israelense Geula Gill, já o prêmio de melhor arranjo foi dado a Quincey Jones. Como melhor intérprete, ganhou o jamaicano Hugh Falkner.
Semana que vem, falarei dos festivais ocorridos em 1968. Até lá!
Nenhum comentário:
Postar um comentário