19 de jun. de 2011

A carreira de Anastácia

Anastácia - Lá Vai Forró

A cantora e compositora Anastácia é o pseudônimo de Lucinete Ferreira, vinda de Recife, estado de Pernambuco, onde nasceu em 1941. O gosto pela música veio ainda na infância quando, aos 13 anos, começou cantando profissionalmente na Rádio Jornal do Comércio de Recife, onde cantava sucessos de cantores da mpb da época.

Em 1960, Lucinete muda-se para São Paulo para seguir sua carreira musical. Chega a participar de shows no interior do estado com a Caravana do Peru que Fala, de Sílvio Santos e depois com a dupla Venâncio e Corumba. Ao conhecer o compositor e produtor musical Palmeira, este a leva para a gravadora Chantecler onde irá gravar seu primeiro compacto. Foi quem lhe sugeriu usar o nome artístico Anastácia, vindo a se tornar um dos grandes nomes do forró e da música nordestina. No ano seguinte, ela grava seu primeiro LP.

Em seguida, Anastácia vai para a gravadora Continental onde grava novos discos e compõe várias músicas, chegando a ser gravada por alguns artistas. Em 1968, participa do programa de Luiz Gonzaga chamado Noite Impecável, na TV Continental no Rio de Janeiro, onde conhece o cantor e compositor Dominguinhos, com quem se casaria vindo a tornar-se seu grande parceiro musical.

Em 1969, Anastácia e Dominguinhos assinam sua primeira composição juntos com "Um Mundo de Amor" e a música é inscrita no Festival de Música Regional Nordestina, realizado pela TV Bandeirantes, sendo interpretada pela cantora Marinês. Outra canção da dupla foi "De Amor Eu Morrerei", que ficou em segundo lugar no festival, também defendido por Marinês. Luiz Gonzaga, acreditando no talento de Anastácia convida a cantora para a gravadora RCA onde grava seu novo disco Caminho da Roça no mesmo ano e Canto do Sabiá (onde gravou as músicas do festival), no ano seguinte.

Em 1971, lança o disco Torrão de Ouro com destaque para "Eu Só Quero um Xodó", regravada com êxito por Gilberto Gil. É o início do sucesso nacional de Anastácia que possui atualmente mais de 30 discos gravados em toda sua carreira e que até hoje continua realizando shows pelo Nordeste e pelo país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário