5 de set. de 2013

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 138

A gaita é um instrumento musical de sopro, feito de madeira ou de metal, em geral de pequenas dimensões, que se toca fazendo-o correr de um canto a outro da boca. Daí que é conhecido também como gaita-de boca, gaita de beiços, gaita de sopro ou harmônica, sendo esta denominação popular aqui no Brasil.

Não se sabe ao certo a sua origem. Contudo, alguns historiadores acreditam que a gaita teve sua origem a partir de um instrumento musical chinês denominado sheng há pouco mais de 5 (cinco) mil anos, que era formado por tubos verticais, onde os músicos e os compositores desenvolviam a técnica das palhetas livre, muito comum na Ásia. Outros acreditam que tenha sido inventado pelo alemão Christian Friedrich Ludwig Buschmann, sendo um instrumento formado por 12 a 15 (quinze) diapasões ou palhetas, com cerca de 10cm de comprimento, ligadas por uma armação de metal o qual chamou de "aura" no século XIX. Outros produtores como Christian Messner e Mattias Hohner buscaram aperfeiçoar o instrumento, dando suas contribuições e popularizando-o em todo o mundo.

Existe também a gaita de foles, um instrumento de sopro no qual o ar enche um odre de pele de cabra ou carneiro, saindo por tubos providos de palhetas. O executante sopra em um dos dois tubos superioresm com registro, e manipula os orifícios dos tubos de saída. Supõe-se que tenha sua origem na Ásia, mas é conhecido como instrumento típico da Escócia.

Há vários tipos de gaitas-de-boca sendo as mais comuns são a diatônica e a cromática.




Nenhum comentário:

Postar um comentário