15 de set. de 2013

Os Bons e Maus Momentos da Led Zeppelin

Led Zeppelin - Black Dog


O terceiro disco da banda mostrou um som diferenciado em relação aos dois primeiros trabalhos. Seu repertório foi feito durante as férias dos integrantes no País de Gales, apresentando canções mais melódicas e, embora tenha vendido pouco, ainda assim, manteve nas primeiras colocações.

O mundo, então, passou a reconhecer o talento dos quatro rapazes que buscavam transformar o rock e o blues em gêneros pesados, metalizados que, mesclados, formariam um novo estilo musical que dominaria heavy-metal. E o auge da trajetória musical viria a partir de 1971 com Led Zeppelin IV, com destaque para "Black Dog", "Rock and Roll" e a balada mais famosa composta por Plant e Page: "Stairway To Heaven". O disco foi aclamado como um dos mais importantes da história do rock mundial.

Após a gravação dos discos Houses of the Holy (de 1973) e Physical Graffiti (de 1975), e de uma série de três shows realizados em Nova York, nos Estados Unidos, que seriam registrados para o filme e disco ao vivo The Song Remains the Same, gravado no Madison Square Garden em 1973 e lançado três anos depois, os integrantes da Led Zeppelin passariam por bons e maus momentos em suas vidas pessoais.

Jimmy Page, por exemplo, foi fissurado por mitologia céltica e magia negra. Chegou a comprar e morar num castelo que pertenceu ao ocultista Aleister Crowley, Boleskine House, às margens do Lago Ness, na Escócia. Já Robert Plant viria a sofrer um acidente de carro  junto com sua esposa Maureen em agosto de 1975, na Grécia, durante a turnê do 6° disco Physical Graffiti. Pouco mais de um ano depois, um dos filhos de Plant morre de uma doença misteriosa e a banda dá uma pausa em suas atividades, cancelando seus shows de divulgação do disco Presence, lançado em 1976.


Nenhum comentário:

Postar um comentário