15 de set. de 2013

Sobre Jimmy Page

James Patrick Page, conhecido como Jimmy Page, (nascido em 9 de Janeiro de 1944) é um dos guitarristas que mais influenciaram o rock and roll. Foi membro fundador do Led Zeppelin e, antes disso, pertenceu aos Yardbirds desde 1966 até 1968. Jimmy Page é considerado um dos maiores guitarristas do rock, estando no mesmo patamar de talento que Eric Clapton, Jeff Beck, e Jimi Hendrix. Page e Beck, que nasceram vizinhos em Inglaterra, tocaram ambos nos Yardbirds e foram dos primeiros guitarristas a popularizar o uso da distorção e 'feedback' eletrônicos com a fuzzbox de Roger Mayer.

Page nasceu num subúrbio do norte de Londres, Heston no Middlesex. Seu pai era um gerente industrial e sua mãe, secretária pessoal de um médico.

Jimmy Page começou a aprender a tocar guitarra quando tinha 12 anos. As suas primeiras influências foram os guitarristas de rockabilly, Scotty Moore e James Burton, que tinham tocado ambos em gravações de Elvis Presley, e Johnny Day que tocou guitarra com os Everly Brothers. A canção de Presley “"Baby Let´s Play House" era uma das suas favoritas. As preferências musicais de Jimmy, abrangiam também o folk acústico de Bert Jansch e John Renbourn, e os sons do blues de Elmore James e B.B. King.

Aos 14 anos, Page entrou no concurso para descoberta de talentos da ITV, “Search for stars”. Após deixar a escola, tinha o objectivo de trabalhar como assistente de laboratório, mas o seu amor pela guitarra, obrigou-o a mudar de caminho, começando por tocar para o poeta beat, Royston Ellis antes de se juntar à sua primeira banda, “Red E. Lewis and the Red Caps”. Neil Christian dos Crusaders, convidou-o para se juntar à banda, o que lhe trouxe a sua primeira experiência de digressões, e onde entrou pela primeira vez na gravação de um single, “"The Road To Love"”.

Enquanto estudante, Page tocaria muitas vezes no Marquee com bandas como: Cyril Davis All Stars, Alexis Korner’s Blues Incorporated e com os guitarristas Jeff Beck e Eric Clapton. Uma noite foi visto por John Gibb dos Silhouettes, que lhe pediu para ajudar gravar uns singles para a EMI, "The Worrying Kid" e "Bald Headed Woman", mas só após ter recebido um convite de Mike Leander da Decca Records, é que Page começou a ter trabalho certo como músico de estúdio. A sua primeira gravação para esta editora, o single de “Jet Harris and Tony Meehan”, “Diamonds, chegou a Nº 1 de vendas nas tabelas de 1963.

Nota do blog: Em 2012 foi lançada uma biografia autorizada do guitarrista intitulada "Luz e Sombra: Conversas Com Jimmy Page", de Brad Tolinski e traduzida em português por Érico Assis, baseada nas entrevistas com o mesmo. 
------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário