30 de mai. de 2014

Momento Flashback: David Gates


David Gates - Take Me Now

David Ashworth Gates é um cantor norte-americano natural da cidade de Tulsa, estado de Oklahoma,  e ex-integrante da banda Bread. Ele e Robb Royer (um dos co-fundadores da banda) são os únicos sobreviventes da banda.

Em 1957, seu primeiro êxito, "Jo-Baby", foi registrado por Chuck Berry. David a escreveu para sua namorada Jo Rita, com quem ele se casou e teve filhos enquanto estudavam na Universidade de Oklahoma.

Em 1961, se mudou com a família para Los Angeles, principiando uma carreira como compositor e produtor. No final dos anos 60 colaborou com Elvis Presley, Bobby Darin, Merle Haggard. Em 1968, cria a banda que chegaria às paradas de sucesso mundiais e do grupo faziam parte ainda James Griffin (10 de agosto de 1943 – 11 de janeiro de 2005), Robb Royer ( 6 de dezembro de 1942), mais tarde o baterista Michael Botts (ou Mike Botts - 8 de dezembro de 1944 - 9 de dezembro de 2005), e o tecladista Larry Knechtel (4 de agosto de 1940 - 20 de agosto de 2009).

Em 1973, após inúmeros desentendimentos entre Griffin e Gates, a banda se separa e seus integrantes seguem carreira solo em diferentes direções. Contudo, nenhum deles alcançou separadamente o sucesso da união de antes. Em 1977 a banda volta a se reunir e lançou aquele que seria seu último álbum (Lost Without Your Love) que foi bem recebido pela crítica e público.

David Gates lançou seus próprios álbuns, First e Never Let Her Go, em 1975, Goodbye Girl, em 1978, Falling In Love Again, em 1980, Take Me Now, em 1981, e Love Is Always Seventeen, em 1995.

Várias de suas cançoes foram gravadas por artistas como Julio Iglesias e Boy George. Everything I Own é uma homenagem a seu pai que foi a sua maior influência e principal incentivador. Foi gravada por The Kendalls & Joe Stempley de Nashvile.

Sua incrível habilidade e versatilidade como compositor o levou por vários gêneros musicais. David Gates continua a escrever e produzir no estúdio de gravação que possui em sua fazenda na Califórnia. Um dos seus sucessos após deixar o grupo é "Take Me Now", além de "Goodbye Girl", que deu o Oscar de melhor ator para Richard Dreyfuss, em filme homônimo.

David Gates já participou de dois álbuns da consagrada banda brasileira Roupa Nova; no disco Através dos Tempos de 1997 o cantor fez dueto com o sexteto carioca na música "De Ninguém", versão de The Guitar Man da banda Bread; no disco Natal Todo Dia de 2007 foi a vez de David Gates participar de "Volte Neste Natal".
------------------------------------------------------------------------
Fonte: Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário