28 de mai. de 2014

Um Chá Com Brown - Parte 12 (Projetos Sociais)


Carlinhos Brown - Te Amo Família


Carlinhos Brown, através da Associação Pracatum Ação Social, idealizou dois grandes projetos para a comunidade do Candeal: a Escola Municipal Infantil Virgen de La Almudeña e o projeto Aos Olhos dos Erês.

A Escola Municipal Infantil Virgen de La Almudeña é uma instituição sem fins lucrativos e que foi construída pela Pracatum em parceria com a Secretaria de Educação de Salvador (responsáveis pela sua gestão), a Coca-Cola da Espanha, o Instituto Coca-Cola do Brasil e a Agência Internacional de Cooperação Espanhola, vindo a ser inaugurada em 2007. O nome da escola é uma homenagem à santa protetora de Madri (capital da Espanha) e mãe dos recém-nascidos.

Situada na Rua Bons Ares, no bairro do Candeal, em Salvador e atende, atualmente, entre 250 a 300 crianças entre 02 (dois) a 08 (oito) anos de idade. Possui três pavimentos com salas de aula, laboratório de informática, brinquedoteca, sala de professores, refeitório e sala de leitura.


Já o projeto Aos Olhos dos Erês também foi idealizado pela Associação Pracatum em parceria com o projeto Criança Esperança, da TV Globo com apoio da UNESCO, realiza exposições de fotografias e artes plásticas, e propõe contar a historia da comunidade do Candeal, trilhando por um caminho cronológico de Carlinhos Brown até D. Josefa Santana, a primeira moradora do bairro, sob o olhar de meninos e meninas de 10 a 18 anos, moradores do Candeal Pequeno e adjacências.

Os dados coletados foram registrados pelos jovens e adolescentes participantes das oficinas de Fotografia, Artes Plásticas e Produção Literária, ao longo de 08 meses de trabalho resultando na exposição itinerante que tem o conceito de uma instalação, onde imagens textos e suportes artísticos dialogam traduzindo interpretação dos Erês da visão cotidiana do Candeal: janelas, ruas, becos, escadarias, varais de roupas, animais, personalidades especiais e gente do lugar, circulando ao meio  de sons e ritmos próprios e peculiares, que despertam para um olhar onde cada um começa a se sentir  parte integrante desta história, buscando conhecer suas origens.
-------------------------------------------------------
Fontes:
- Impressão Digital.126
- Bahia Já

Nenhum comentário:

Postar um comentário