21 de mai. de 2014

Um Chá Com Brown - Parte 11 (Carlito Marrón)

Carlinhos Brown - Carlito Marrón


A década de 2000 foi um período de muitas mudanças na carreira de Carlinhos Brown. Em 2001, Brown chegou a participar da 3ª edição do Rock In Rio, sendo sua participação vaiada e contestada pelo público presente que exigia atrações internacionais no evento. Após lamentar pelo ocorrido, o músico recebeu solidariedade da imprensa e do público baiano bem como de outros jornalistas de outros estados, criticando a postura da platéia. 

Ainda no mesmo ano, lançou seu terceiro disco Bahia do Mundo - Mito e Verdade, sendo seu último trabalho pela gravadora EMI. O jornal Folha de São Paulo divulgou uma nota sobre a distribuição dos direitos autorais pelo ECAD aos músicos participantes do festival e Carlinhos Brown ficou em primeiro lugar dentre os que mais arrecadaram.  Meses depois, ingressou nos Tribalistas, como já vimos na postagem anterior desta série. De 2001 a 2005 foram lançadas algumas coletâneas oficiais com os maiores sucessos do cantor.

Brown inovou no carnaval baiano de 2003 ao lançar o Camarote Andante e continuou a participar de vários shows e eventos nacionais e internacionais, destacando uma apresentação na 35ª edição do Festival de Montreaux, na Suíça, e do JVC Jazz Festival, em Nova York, nos Estados Unidos. Também produziu discos de diversos artistas e contribuiu com a trilha sonora de filmes e especiais para TV.

Durante uma apresentação na Espanha em 2004, Carlinhos Brown ficou conhecido como Carlito Marrón, nome dado ao seu disco lançado em 2003 e voltado ao mercado internacional. Brown se tornou um fenômeno naquele país, onde foi a grande estrela do carnaval feito por ele em Madri, conquistando o carinho e reconhecimento do público espanhol. Por esse disco, Brown ganhou um Disco de Ouro na Espanha e em outros países. Nos EUA, ganhou o 5º Grammy Latino na categoria de "Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro.

Carlinhos Brown ainda gravou o dvd Inside durante um show na Espanha e não lançado no Brasil. Também gravou os cds Candyall Beat (também em 2003), Candombless (2005), A Gente Ainda Não Sonhou (2007), além de um cd e dvd ao vivo no Festival de Verão gravado em 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário