10 de set. de 2014

Curiosidades sobre Michael Sullivan



Ivanildo de Souza Lima, pernambucano de Recife, iniciou a carreira em meados da década de 1960 atuando como guitarrista e cantor do grupo de rock-baile Os Selvagens. Integrou também, em 1970, o conjunto Renato e Seus Blue Caps. O nome artístico Michael Sullivan surgiu de uma busca de nomes interessantes na lista telefônica.

Em 1976, iniciou a sua carreira solo lançando um compacto pela Top Tape com a música "My Life", que se tornaria tema da telenovela "O Casarão", da Rede Globo. Assim como Morris Albert, seu repertório era cantado em inglês. Em 1979, entrou para os Fevers, considerado um dos melhores grupos de rock-baile do Brasil.

Contudo, seria na década seguinte, e como compositor, que se tornaria conhecido nacionalmente através das suas parcerias com Paulo Massadas. O primeiro grande sucesso da dupla foi "Me Dê Motivo", gravada por Tim Maia em 1983. Em 1984, Antônio Marcos gravou "Corpo e Alma", parceria com Paulo Massadas, no LP O Sonho Não Acabou, lançado pela RCA. Em 1985, seria a vez de Alcione gravar "Nem Morta", canção cujo título foi inspirado nesse bordão muito utilizado por gays, lésbicas e simpatizantes. Ambos foram homenageados com um troféu pela comunidade gay.

Também em 1985, o grupo Roupa Nova lançaria "Whisky a Go Go". O título da música era uma referência à famosa casa de espetáculos situada em Los Angeles, EUA,  onde Johnny Rivers costumava  se apresentar na década de 1960. O último verso do seu refrão "um sonho a mais não faz mal", foi aproveitado por José Bonifácio de Oliveira, o Boni da Rede Globo, e transformado em nome da novela "Um Sonho a Mais", cujo tema de abertura foi "Whisky a Go Go".

Sendo responsável, na maioria das vezes, pela melodia, enquanto Massadas pelas letras, obteve outros êxitos como "Um Dia de Domingo" e "Transas e Caretas". O sucesso da dupla era tão grande nesse período que, em 1987, estava em segundo lugar na lista de arrecadação do ECAD, órgão recolhedor de direitos autorais no Brasil, perdendo apenas para Roberto e Erasmo Carlos. Entrou, então para o livro Guines de Records, com o maior número de músicas gravadas na América Latina. 

Com repertório infantil e romântico, compôs mais de 70% do repertório do programa Trem da Alegria. Com mais de 1000, sendo 500 sucessos absolutos, gravados por diversos cantores como José Augusto, Leandro e Leonardo ("Talismã"), Xuxa ("Chocolate" e "Lua de Cristal", entre outros) Rosana, Zezé di Camargo e Luciano, Elimar Santos, Gal Costa ("Um Dia de Domingo"), Alcione ("Estranha Loucura""Nem Morta") Tim Maia, Fafá de Belém, Fagner("Deslizes"), Sandra de Sá ("Joga Fora no Lixo"), entre outros.

Continuou compondo sozinho e com outros parceiros. Ainda em atividade continua compondo e produzindo. Em 1991 a cantora e apresentadora de TV Angélica gravou "Uma Estória de Amor", outra de suas parcerias com Paulo Massadas. Em 1994 mesma cantora gravou "Dona Felicidade". Nesse ano acabou a parceria com Paulo Massadas, que durou 16 anos e afastou-se um pouco do meio artístico. Recebeu um convite da Sony Latina e foi morar em Miami e produziu artistas como Rick Martin e Os Menudos.

Em 1999, produziu o CD Animal Faminto, de Sylvinho, cuja faixa título é de sua autoria em parceria com Aloysio Reis. Esteve no topo das paradas de sucessos em 60 países. Como produtor vendeu mais 60 milhões de discos com 600 discos de ouro, 240 de platina e 60 de diamante no Brasil e em toda  a Amárica Latina. Em 2002, teve as suas músicas "Além da Cama"  e "Quarto e Sala" (ambas c/ Carlos Colla) gravadas pela cantora Roberta Miranda, no CD Pele de Amor, do selo Universal Music. Em 2003, retomou a carreira artística com o lançamento do CD Duetos que aconteceu na casa de shows Mistura Fina na zona sul do Rio de Janeiro. 

Em 2006, recebeu homenagem no programa Raul Gil em edição toda dedicada a ele. No programa, jovens cantores interpretaram suas composições, além do depoimento de vários expoentes do mundo da música como Carlos Colla, que declarou sobre ele: "um talento fantástico com quem tenho a honra de ser parceiro". Em 2014, lançou o disco "Mais Forte Que o Tempo", comemorando 30 anos de sucesso como compositor. O CD consistiu em uma reunião de interpretações de vários sucessos de sua autoria por vozes renomadas da música popular brasileira, Ney Matogrosso, Sandy, Fernanda Takai, Gal Costa, Fagner, Roberta Sá, Adriana Calcanhoto, Pedro Mariano, Zelia Duncan, Zeca Baleiro, Negra Li, Paulinho Moska e Carlinhos Brown.
---------------------------------------------------
Fonte: Dicionário Cravo Albim de MPB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário