30 de ago. de 2009

Michael e as Causas Sociais

Além de seus discos de sucesso, Michael Jackson sempre se envolveu em causas sociais. Os dois clipes a seguir são um exemplo disso.

We Are the World foi composta por Michael Jackson e Lionel Ritchie que, junto com o cantor, ator e pacifista norte-americano Harry Belafonte, lideraram um projeto criando uma fundação denominada U.S.A. For Africa (Support of Artists for Africa) para arrecadar fundos e destinar aos necessitados da África que sofriam da fome. Neste projeto reuniu 45 maiores nomes da música americana (como Tina Turner, Ray Charles, Stevie Wonder, Bob Dylan, entre outros) para gravação do clipe em 28 de janeiro de 1985, bem como do single e do LP que, juntos, faturaram aproximadamente 64 milhões de dólares, tendo a fundação (ainda ativa por mais de 20 anos) incumbida de fornecer 90% do dinheiro arrecadado para a África e outros 10% para ajudar os famintos e sem teto nos Estados Unidos. Foi um evento histórico para a música mundial na década de 1980:







What More Can I Give foi outro single beneficente composto por Michael Jackson visando angariar fundos para as entidades ligadas às vítimas do atentado terrorista de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos. A música (que também ganhou versão em espanhol como "Todo Para Ti" destinada aos povos latino-americanos) contou com a participação de 35 artistas (como Rick Martin, Mariah Carey, Santana, Jon Secada, Gloria Estefan, Shakira, entre outros) com objetivo de arrecadar inicialmente 50 milhões de dólares. Devido ao conflito entre Michael Jackson e o presidente da Sony Music, o single nunca foi lançado, tendo o cantor resolvido divulgar pela internet:










Nenhum comentário:

Postar um comentário