16 de ago. de 2009

Nara Leão - Homenageada do dia



Nara Lofego Leão. Capixaba da cidade de Vitória e irmã da jornalista Danuza Leão, Nara Leão viria a se tornar uma das grandes intérpretes da música popular brasileira, quando descobriu seu talento para a música junto com Carlos Lyra e Roberto Menescal, com quem aprendeu violão no Rio de Janeiro. Em sua casa, reuniam-se vários artistas que viriam a integrar o movimento da bossa-nova, mas sua estréia profissional se daria na década de 1960, ao lado de Carlos Lyra e Vinicius de Moraes.

Dona de uma voz peculiar, a "musa da bossa-nova" passou a resgatar sambas, apostar e revelar novos talentos para a música brasileira. Foi estrela do show Opinião, sendo aclamado pelo público e crítica, ao lado de João do Vale e Zé Keti, em 1964, mas que sairia logo depois por problemas de saúde dando lugar a Maria Bethânia. Participou do 2° Festival Internacional da Canção de 1966, na TV Record, interpretando a música "A Banda", de Chico Buarque ganhando o primeiro lugar, empatando com "Disparada", de Geraldo Vandré e interpretada por Jair Rodrigues. Aderiu ao movimento tropicalista de Caetano Veloso e Gilberto Gil, participando do disco Tropicália ou Panis Et Circensis.

Há 20 anos completados em 07 de junho, a cantora Nara Leão deixou uma lacuna na música brasileira, mas sua obra a consagraria como uma das grandes intérpretes que a música brasileira já conheceu. É a cantora homenageada do dia.



Um comentário:

Anônimo disse...

MARAVILHOSO,NÃO HÁ MUITO O QUE COMENTAR...
CADA VEZ MELHOR...JÃO E MARIA...CARACA!DEMAIS!!!J.R.,PARABENS......

Postar um comentário