19 de nov. de 2009

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 13

As Origens do Rock Brasileiro: Pré-Jovem Guarda

Na década de 1950 a televisão ainda era desconhecida para a grande maioria dos brasileiros. Brasília estava sendo construída e os artistas brasileiros, com raras exceções, faziam versões para os rocks de Elvis Preley, Bill Halley e outros artistas geralmente norte-americanos como Neil Sedaka. Dele era a música "Stupid Cupid", que virou "Estúpido Cupido" na voz de Celly Campello.

"Lacinhos Cor-de-Rosa"
, "Banho de Lua", "Túnel do Amor" e "Broto Legal", quase todas versões de Fred George, foram outros sucessos na voz da adolescente Celly. Outros Intérpretes se destacavam em segundo plano como Carlos Gonzaga, Rinnie Cord e George Friedman. Note que quase não haviam compositores, apenas cantores, cantoras e autores de versões; O fenômeno do rock, vivido na época nos Estados Unidos chegava ao Brasil copiado e imitado, sem a menor criatividade.

"Estúpido Cupido"
foi para o primeiro lugar nas paradas de sucesso. Junto de Celly aparecia, no cenário roqueiro brasileiro da época, seu irmão Tony Campello. Mais uma vez, perceba os nomes dos artistas, todos "americanizados". Celly nasceu na cidade de Taubaté, começou a cantar aos 13 anos e aos 15 lançou seu primeiro compacto. Sua carreira foi rápida: de 1958 a 1962.

Depois do sucesso do programa da TV Record "Celly e Tony em Hi-Fi" ao lado do irmão, se casou e parou de cantar. Reapareceu com a nostalgia criada pela novela também chamada "Estúpido Cupido", em 1976, pela Rede Globo, ainda que tenha feito reaparições a partir de 1972 quando a moda de reviver a Jovem Guarda apareceu pela primeira vez.

Ainda na década de 1950, é também a balada "Diana" de Carlos Gonzaga, original de Paul Anka. Em Lins de Vasconcelos, subúrbio do Rio de Janeiro, Roberto Carlos e Tim Maia formavam o conjunto Os Sputniks, em 1957. O rádio ainda era o canal para a divulgação de música e no programa de Carlos Imperial na Rádio Tupi, o "rei" cantava pela primeira vez sozinho a sua versão de "Jailhouse Rock", original de Presley.

Próxima semana veremos o surgimento das bandas de guitarras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário