17 de nov. de 2009

O Samba da Minha Terra


Novos Baianos - O Samba da Minha Terra

Dorival Caymmi é mestre em criar ou popularizar expressões, como os balangandãs de "O Que É Que a Baiana Tem?" ou “eu vou pra Maracangalha”. Em uma entrevista ao apresentador Tárik de Souza, disse que seu sonho era “ser autor de uma ciranda-cirandinha, uma coisa que se perca no meio do povo”. Com "O Samba da Minha Terra" conseguiu mais uma vez o feito: “Quem não gosta de samba/ Bom sujeito não é/ É ruim da cabeça/ Ou doente do pé” são exemplos de versos que ficaram marcados na memória popular.

A primeira gravação de "O Samba da Minha Terra" foi feita pelo Bando da Lua, grupo liderado por Aloysio de Oliveira nos anos 30 e 40. Depois de embarcar com Carmen Miranda para uma série de shows nos EUA, o grupo retornou ao Brasil em 1940 para cumprir um contrato com a Columbia e lançar dois discos. O bando já estava familiarizado com o repertório de Caymmi – havia acompanhado Carmen em "O Que É Que a Baiana Tem?" no ano anterior. Assim como o outro sucesso, "O Samba da Minha Terra" trazia aos cariocas uma estilização do samba de roda baiano, inclusive na letra, com expressões típicas como “todo mundo bole”.

A regravação mais célebre viria apenas 21 anos depois, com João Gilberto, sem dúvida o maior admirador de Dorival na bossa nova. No auge do sucesso do movimento, João abriu seu terceiro álbum, João Gilberto (1961), com "O Samba da Minha Terra", que entrava na categoria que Dorival chamava de “samba sacudido”, depois de “joãogilbertizada”, ganhou um andamento bem mais tranqüilo, sem abrir mão do balanço e de um providencial tamborim no acompanhamento. Antes de "O Samba da Minha Terra", "Rosa Morena" já fazia parte do repertório de João Gilberto, que depois gravou "Doralice", "Acontece que Sou Baiano" e muitas outras.

importante frisar que essa admiração é mútua. Caymmi afirmou diversas vezes que não se entusiasma com as interpretações de suas músicas. Abriu apenas uma exceção: para João Gilberto. Aliás, Dorival não apenas equipara suas gravações com as de João como também as considera melhores que as próprias. Ambos, por sinal, entraram para o folclore pela meticulosidade dedicada a seus ofícios – um na composição, outro na interpretação.

Em 1973, "O Samba da Minha Terra" fez sucesso pela terceira vez. No caso, os responsáveis são os Novos Baianos, com o solo vocal de Moraes Moreira. João Gilberto tem seu dedo nisso: Depois de conhecer o grupo recém-chegado ao Rio, em 1971, o expoente da bossa nova aconselhou-os a se aproximar do samba e do choro. Recado dado e aceito: em 1972, viria Acabou Chorare, disco que consagrou a fusão MPB-rock do grupo, e no ano seguinte, Novos Baianos F.C., com a versão para o clássico de Caymmi.
******************************************

Fonte:
Revista Bravo - 100 Canções Essenciais da Música Popular Brasileira
Colaboração: Fabio Eça.




Nenhum comentário:

Postar um comentário