26 de nov. de 2009

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 14

Bandas de Guitarras - I

Longe do que acontecia na Inglaterra com o fenômeno Beatles, nos EUA surgiam conjuntos que usavam até três guitarras em sua formação. Por isso mesmo foram chamadas mais tarde de "bandas de guitarra" e, por causa do litoral e do surf, seu estilo passou a se chamar surf music. Eram os The Ventures, Bill Halley e Seus Cometas, Little Richard (dos sucessos "Tutti Frutti", "Long Tall Sally"), Jerry Lee Lewis (do sucesso "Ball of Fire"), Gene Vincent (do sucesso "Be Bop a Lula"), e outros.

Suas versões brasileiras (e com nomes em inglês) não tardaram a aparecer. Renato Barros, Ed Wilson e Paulo César montaram uma banda de guitarras, baixo e bateria para concorrer a um dos primeiros programas de TV, Os Melhores do Mês, sob o comando de Jair de Taumaturgo, no Rio. Na hora da inscrição, tiveram que escolher um nome: Renato e Seus Blue Caps, nome que também é uma versão de Gene Vincent and his Blue Caps.

Ganharam o concurso e foram parar na TV Tupi, no programa do Chacrinha. Em seguida, foram acompanhar Roberto Carlos na música "Splish Splash". Pela formação dos Blue Caps, passaram nomes que até hoje frequentam as paradas de sucesso: Erasmo Carlos (vocal e guitarra) e Michael Sullivan (vocal). Eles começaram dividindo o primeiro LP com Reinaldo Rayol (irmão de Agnaldo Rayol) e Cleide Alves.

Logo já estariam participando dos hits de Roberto Carlos ("Quero Que Vá Tudo Pro Inferno"), Erasmo Carlos ("O Tremendão", "O Carango"), Wilson Simonal ("Meu Limão, Meu Limoeiro", "Vesti Azul"), Martinha ("Eu Daria a Minha Vida", "É uma Brasa", "Mora"), Eduardo Araújo ("Deixe o Rock", "O Bom"), Jerry Adriani ("Doce Amor") e quase toda a Jovem Guarda.

Entrou para a banda, Cid Chaves, incrementando os arranjos com sax e gaita. Renato e Carlinhos seguravam as guitarras, Paulo César no baixo, Toni na bateria, fazendo todos o vocal. Com essa formação tornaram a banda que acompanhava Roberto Carlos. Carlos Imperial chegou um dia com um compacto simples dos Beatles com "I Should Have Known Better" e daí nasceu a versão com o nome de seu primeiro hit: "Menina Linda".

A partir de 1967, o conjunto se libertou da fase "Beatles" e seus integrantes desenvolveram estilo próprio de cantar e compor. Roberto Carlos, em 1968, chegado ao soul (influência de Tim Maia), gravou "Não Há Dinheiro Que Pague", composta por Renato.

Na próxima semana veremos mais um pouco das bandas de guitarra como The Sunshines, Os Incríveis e A Bolha. Até lá!


Nenhum comentário:

Postar um comentário