22 de nov. de 2009

Venturini em O Terço e 14 Bis

14 Bis - Planeta Sonho


Flávio Hugo Venturini nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais. Sendo revelado pelo Clube da Esquina na década de 1960 (movimento que reuniu Milton nascimento, os irmãos Borges, Beto Guedes, Toninho Horta, entre outros), veio a participar do grupo de rock progressivo O Terço, em 1968, formado no Rio de Janeiro, junto com Jorge Abiden, Sérgio Hinds e Vinicius Cantuária. O grupo veio a participar de vários festivais realizados em Minas, bem como nas edições do Festival Internacional da Canção.

Após deixar O Terço em 1977, onde gravou alguns discos de sucesso como Criaturas da Noite (1975) e Casa Encantada (1976), o grupo veio terminar no ano seguinte. Daí, Flávio gravou o disco A Página do Relâmpago Elétrico com Beto Guedes. No início da década de 1980, Flávio Venturini se une ao seu irmão Cláudio Venturini e aos músicos Hely Rodrigues, Vermelho e Sérgio Magrão, para formar a banda 14 Bis, em Minas Gerais. A partir daí, inicia um grande caminho de sucessos na sua vida profissional, ligada à trajetória da banda que se firmaria como um dos grandes nomes da MPB. Porém, sua permanência no grupo durou até 1987 quando saiu para sua carreira solo.

Pelo 14 Bis, Flávio gravou 8 discos e compôs grandes hits que marcariam sua carreira junto à banda e que ainda canta em seus shows como "Linda Juventude", "Planeta Sonho", "Nuvens", "Todo Azul do Mar", "Espanhola", "Uma Velha Canção Rock'n Roll", entre outras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário