21 de fev. de 2010

O início da carreira de João Bosco


João Bosco - O Mestre-Sala dos Mares


Vindo de uma família de músicos, João Bosco aprendeu a cantar e tocar violão ainda na infância, chegando a formar seu primeiro grupo musical chamado X_GARE. Tempos depois, vem a conhecer o poeta Vinicius de Moraes e Aldir Blanc que viria a ser seu futuro parceiro musical. Ingressa no curso de Engenharia Civil pela Universidade Federal de Ouro Preto, em Minas Gerais que se forma em 1972.

Sua primeira gravação Agnus Dei sai pelo jornal O Pasquim em um projeto denominado disco de bolso, em 1972, com supervisão de Sérgio Ricardo e Ziraldo. Vem a conhecer a cantora Elis Regina que grava uma música de Bosco e Aldir: "Bala Com Bala". Porém, o primeiro disco de João Bosco viria um ano depois após firmar contrato com a gravadora RCA Victor, no Rio de Janeiro.

Sua carreira é impulsionada em 1974, quando Elis grava três composições de Bosco e Aldir: "O Mestre-Sala dos Mares" (samba-enredo feito em homenagem ao marinheiro João Cândido, conhecido como Almirante Negro, líder da Revolta da Chibata em 1910), "Caça à Raposa" (nome do segundo disco de João que seria lançado no ano seguinte) e o bolero "Dois Pra Lá, Dois Pra Cá".

Um comentário:

Anônimo disse...

Senssacional!!!

Postar um comentário