17 de mar. de 2010

Como surgiu o grupo Cordel do Fogo Encantado


Cordel do Fogo Encantado - Ai se Sêsse

Era 1997 quando a cidade de Arcoverde recebeu um espetáculo musical chamado Cordel do Fogo Encantado, que era formado por José Paes de Lira (Lirinha), Clayton Barros e Emerson Calado e faziam apresentações no teatro da cidade para o público. A partir de 1999 é que deixa de ser uma peça teatral para se tornar o grupo musical, usando o mesmo nome e contando com a presença de Rafa Almeida e Nego Henrique.

Apresentando um som experimental, além de usar pandeiros e percussão, o grupo buscava unir a poesia e a arte teatral com a música. Após conhecer o percussionista pernambucano Naná Vasconcelos, o grupo contará com ele para produzir seu primeiro disco Cordel do Fogo Encantado, que é lançado em 2001, incluenciado pelo manguebeat do Nação Zumbi.

No ano seguinte, veio o segundo cd O Palhaço do Circo Sem Futuro, sob a produção do próprio grupo e muito bem elogiado pela crítica especializada. A partir daí passa para a turnê européia e ganhando destaque na música nacional quando ganha o prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e o Prêmio Tim de Música, além de outras premiações, pelo seu reconhecimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário