New Wave - 1ª parte
O New Wave (em inglês, significando "Nova Onda") é um estilo de rock revisitado, corrigido e reinventado pela geração na década de 1970 e caracterizado pela recusa das tendências do movimento punk.
O historiador musical Vernon Joynson sustenta que a new wave surgiu na Inglaterra no final de 1976, quando diversas bandas começaram a se afastar o movimento punk. A música que seguiu o anarquismo das bandas de garagem , como o Sex Pistols eram caracterizadas como "punks", enquanto a musica que tendia para a experimentação, complexidade lirica, ou até mesmo uma produção mais elaborada foi caracterizado com "New Wave". Isso veio incluir músicos que se tornaram proeminentes no cenário do punk rock inglês de meados dos anos 70, como Ian Dury, Nick Lowe, Eddie and the Hot Rods e Dr. Feelgood. E de acordo com a AMG tudo era "raivoso, inteligente" os compositores estavam se apropriando da música pop com atitude sarcástica e tensa, além da clara agressividade e energia do punk, como Elvis Costello, Joe Jackson, e Graham Parker. Nos EUA, os primeiros New Wavers se encontravam em grande parte no clube CBGB, como Talking Heads, Mink DeVille e Blondie.
A banda Talking Heads foi responsável pela definição do estilo New Wave naquela época. A sonoridade representava a ruptura do blues suave e do rock & roll dos anos de 1960 para o novo rock dos anos de 1970. De acordo com o jornalista especializado em musica, Simon Reynolds, a sonoridade era mais rápida e agitada no novo estilo. Os músicos da New Wave tocavam suas guitarras num andamento mais rápido que o comum naquela época. Os teclados eram recorrentes, e a estrutura das musicas tinham constantes mudanças de andamento. Reynolds também nota que os vocalistas cantavam de forma mais estridente, uma forma de cantar totalmente suburbana.
O Power Pop, um gênero que começou antes do punk no inicio dos anos de 1970, começou a ser associado ao New Wave no final dessa mesma década, pois incorporava o mesmo espírito musical da Wave. The Romantics, The Records, The Motors, Cheap Trick, e 20/20 eram grupos que faziam sucesso tocando esse estilo musical. Devido ao sucesso da banda de Power pop, The Knack, as gravatas mais finas se tornaram populares entre os músicos de New Wave.
Mais tarde, "New Wave" veio implicar um som menos ruidoso, quase sempre sintetizado como o som pop. O termo pós-punk era usado para descrever as bandas mais darks e menos influenciadas pelo Power pop, como Gang of Four , Joy Division, The Cure, e Siouxsie & the Banshees, sendo que algumas dessas bandas vieram a utilizar o sintetizador pop. Embora distintos uns dos outros, punk, New Wave, e post-punk all dividiram uma mesma cena; a reação enérgica contra a super-produzida, e sem inspiração musica popular dos anos 70.
O termo caiu fora do uso na Inglaterra no inicio dos anos 1980, pois a New Wave estava se tornando muito generalizada. Alguns críticos afirmam que o estilo morreu no meio dos anos oitenta. Theo Cateforis, professor assistente de História da música e cultura da universidade de Syracuse, argumenta que a New Wave "retrocedeu" durante essa época pois o avanço dos sintetizadores fez com que as bandas de New Wave e as bandas de mainstream do pop e do rock passaram a soar iguais.
Próxima semana continuo com a segunda parte do movimento New Wave.
O New Wave (em inglês, significando "Nova Onda") é um estilo de rock revisitado, corrigido e reinventado pela geração na década de 1970 e caracterizado pela recusa das tendências do movimento punk.
O historiador musical Vernon Joynson sustenta que a new wave surgiu na Inglaterra no final de 1976, quando diversas bandas começaram a se afastar o movimento punk. A música que seguiu o anarquismo das bandas de garagem , como o Sex Pistols eram caracterizadas como "punks", enquanto a musica que tendia para a experimentação, complexidade lirica, ou até mesmo uma produção mais elaborada foi caracterizado com "New Wave". Isso veio incluir músicos que se tornaram proeminentes no cenário do punk rock inglês de meados dos anos 70, como Ian Dury, Nick Lowe, Eddie and the Hot Rods e Dr. Feelgood. E de acordo com a AMG tudo era "raivoso, inteligente" os compositores estavam se apropriando da música pop com atitude sarcástica e tensa, além da clara agressividade e energia do punk, como Elvis Costello, Joe Jackson, e Graham Parker. Nos EUA, os primeiros New Wavers se encontravam em grande parte no clube CBGB, como Talking Heads, Mink DeVille e Blondie.
A banda Talking Heads foi responsável pela definição do estilo New Wave naquela época. A sonoridade representava a ruptura do blues suave e do rock & roll dos anos de 1960 para o novo rock dos anos de 1970. De acordo com o jornalista especializado em musica, Simon Reynolds, a sonoridade era mais rápida e agitada no novo estilo. Os músicos da New Wave tocavam suas guitarras num andamento mais rápido que o comum naquela época. Os teclados eram recorrentes, e a estrutura das musicas tinham constantes mudanças de andamento. Reynolds também nota que os vocalistas cantavam de forma mais estridente, uma forma de cantar totalmente suburbana.
O Power Pop, um gênero que começou antes do punk no inicio dos anos de 1970, começou a ser associado ao New Wave no final dessa mesma década, pois incorporava o mesmo espírito musical da Wave. The Romantics, The Records, The Motors, Cheap Trick, e 20/20 eram grupos que faziam sucesso tocando esse estilo musical. Devido ao sucesso da banda de Power pop, The Knack, as gravatas mais finas se tornaram populares entre os músicos de New Wave.
Mais tarde, "New Wave" veio implicar um som menos ruidoso, quase sempre sintetizado como o som pop. O termo pós-punk era usado para descrever as bandas mais darks e menos influenciadas pelo Power pop, como Gang of Four , Joy Division, The Cure, e Siouxsie & the Banshees, sendo que algumas dessas bandas vieram a utilizar o sintetizador pop. Embora distintos uns dos outros, punk, New Wave, e post-punk all dividiram uma mesma cena; a reação enérgica contra a super-produzida, e sem inspiração musica popular dos anos 70.
O termo caiu fora do uso na Inglaterra no inicio dos anos 1980, pois a New Wave estava se tornando muito generalizada. Alguns críticos afirmam que o estilo morreu no meio dos anos oitenta. Theo Cateforis, professor assistente de História da música e cultura da universidade de Syracuse, argumenta que a New Wave "retrocedeu" durante essa época pois o avanço dos sintetizadores fez com que as bandas de New Wave e as bandas de mainstream do pop e do rock passaram a soar iguais.
Próxima semana continuo com a segunda parte do movimento New Wave.
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