28 de mar. de 2010

O nome "a-ha"


a-ha - Take On Me

Tendo o rock latente nas veias, Pal e Magne pareciam já ter optado por uma profissão e passaram a se dedicar de corpo e alma à música. Muita resistência foi feita por parte de seus familiares, mas eles, apesar dos obstáculos encontrados, nem sonhavam em desistir. Assim, os dois passaram a tocar em diversas bandas, aumentando suas experiências no palco.

Então decidiram formar uma banda chamada Brides que, apesar de ter conseguido um álbum simples, não obteve muito sucesso. Com o fracasso na venda do primeiro trabalho, Morten (que naquela época fazia parte de um grupo musical chamado Souldier Blue), ouviu as músicas do Brides e decidiu entrar em contato com Magne, pois havia adorado suas composições. Isso entre 1982 e 1983.

Algum tempo depois, os três já eram bons amigos. Discutiam democraticamente sobre as novas composições da banda e trocavam muitas idéias sobre o arranjo que elas deveriam ter. Após realizarem algumas apresentações e investir em equipamentos, partiram pra Londres, na Inglaterra, onde buscavam uma chance de reconhecimento. Tentativas frustradas, foram pra Noruega e logo voltaram novamente para Londres. Magne sugeriu o nome "a-ha" (no diminutivo mesmo) proveniente da exclamação "aha!", significando admiração, surpresa, e por ser um nome fácil, sendo aceito por Morten e Pal, que logo passaram a percorrer por diversas gravadoras.

Novas tentativas em vão ao tentar contrato com uma gravadora, conseguiram regularizar sua situação no país para ficar por mais um tempo e batalhar por suas conquistas. Ao conseguir um contrato com uma empresa de shows chamada Lionheart, o trio passou a apresentar em London Club, quando foi descoberto por Steve Strange que o recomendou a gravar uma fita profissional e procurar uma pequena gravadora - Rendezvous - e apresentar seu trabalho ao produtor John Ratcliff.

Com cinco dias de trabalho, duas canções estavam prontas e, ao ouvir o trabalho dos rapazes, Ratcliff ficou impressionado que indicou ao empresário musical e amigo Terry Slater que iria apresentar o grupo para a gravadora EMI Records. Entre as canções estava a música "Lesson One", embrião do futuro sucesso "Take On Me". Assim, Terry e Ratcliff juntaram-se para tornar empresários do trio e criar uma empresa para promovê-lo. O começo do sucesso do a-ha estava por vir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário