12 de ago. de 2010

Há 105 anos nascia Leonel Azevedo


Orlando Silva - Lábios Que Beijei


Compositor brasileiro nascido em 12/08/1905, no Morro do Pinto, Rio de Janeiro, Leonel Azevedo chegou a estudar piano e violão ainda na adolescência, até se apresentar nas rádios cariocas. A partir daí, compõe sua primeira música "Chora Coração", em 1930.

Em 1935, faz um teste na Rádio Philips e apresentou-se em um programa de Dario Murce, irmão de Renato Murce, que o levou para o programa "Horas de Outro Mundo", acompanhando Ary Barroso e Aracy de Almeida. Ele ficou de rádio em rádio e só depois que conheceu J. Cascata (que se tornou seu grande parceiro), conseguiu gravar uma música que alcançou grande sucesso: "Minha Palhoça", antes cantada por Luiz Barbosa na Rádio Mayrink Veiga e,depois, gravada por Sílvio Caldas.

O sucesso e reconhecimento da dupla se daria com a música "Lábios Que Beijei", na voz do cantor Orlando Silva, que também chegou a gravar outras composições da dupla. Com a morte do parceiro J. Cascata em 1961, Leonel resolve encerrar sua carreira marcada por composições que foram gravadas por diversos intérpretes, embora tivesse outros parceiros musicais.

Ainda na década de 1960, amigos e admiradores de Leonel reuniram diversas composições suas e gravaram 5 LPs independentes denominados Estórias de Amor. Seu último trabalho foi lançado em 1976 com o título Leonel - 40 Anos de Música Brasileira, ao lado de Lia de Carvalho e Alcides Gerardi. Leonel faleceu em 1980, no Rio de Janeiro e, anos mais tarde, foi homenageado pela Prefeitura do Rio de Janeiro ao ter seu nome dado à Escola Municipal Leonel Azevedo, situado na Ilha do Governador.



Nenhum comentário:

Postar um comentário