8 de ago. de 2010

Quem é Fábio Jr.?


Fábio Jr. - 20 e Poucos Anos

Fábio Correa Ayrosa Galvão nasceu em São Paulo em 1953, sendo filho de uma família de classe média. Começou a trabalhar ainda na adolescência em uma banca de jornais. Como sua mãe era professora de piano, a música viria cedo para o futuro cantor quando ganhou um violão de presente, dado por seu pai.

Junto com seus dois irmãos, formou um trio chamado Os Colegiais (que logo mudaria o nome para os Namorados) e fazia apresentações no colégio onde estudava, até chegar a se apresentar no Festival de Música Infantil, realizado pela TV Bandeirantes, na segunda metade da década de 1960. Ainda nesta época, iniciou curso de dramaturgia, chegando a estrela na peça denominada "Inês de Castro, a Rainha Depois de Morta" e a fazer participações na tv.

A partir de 1970, o trio chegou a gravar um compacto do qual sairia a primeira composição de Fábio, embora não fosse lançado: "A Saudade Que Ficou". O trio se desfez por não conseguir obter sucesso, mas se reuniu novamente para formar o grupo Bossa 4 (posteriormente chamado Grupo Arco-Íris) junto com a cantora Malu, chegando a gravar um compacto, sem repercussão. Desfeita o grupo e após passagem rápida na banda Uncle Jack, Fábio parte para carreira solo, Fábio adota o pseudônimo Mark Davis para gravar músicas em inglês.

Ainda insatisfeito, queria obter sucesso próprio e reconhecimento, o que viria logo quando adotou o pseudônimo Fábio Jr. (evitando confundir com o ator Flávio Galvão) e teve contrato assinado com a Philips, chegando a gravar seu primeiro disco em 1976, embora não lançado. Neste mesmo ano, se casa pela primeira vez com Tereza de Paiva Coutinho (não conhecida no meio artístico). O pontapé inicial de sua carreira viria com o convite da TV Globo para fazer parte do elenco da novela "Nina", após a primeira tentativa em uma novela censurada ("Despedida de Casado"). Atuou também no Caso Especial "Ciranda Cirandinha" e canta seu primeiro grande sucesso "Pai" no episódio "Toma Que o Filho É Teu". A autora Janete Clair gostou da música e incluiu como tema de sua novela "Pai Herói", em 1979, dando início à carreira musical do cantor e compositor Fábio Jr., além de atuar em outras novelas na mesma emissora.



Nenhum comentário:

Postar um comentário