5 de jan. de 2011

Biografia de Jana Figarella

Jana Figarella - Não Interessa

Jana Figarella já alcançava seus 16 anos quando, descoberta por um professor de sua escola, despertou interesse pela música. Convidada a ingressar no coral de seu instituto (Gentil Bittencourt/Belém-PA), passou a ter os primeiros contatos musicais, mas devido a grande timidez, decidiu, na época, não levar esse dom a sério. Morou por um ano em Santarém no Pará e almejando alçar vôos maiores, mudou-se para Recife, onde objetivava cursar faculdade de artes cênicas, curso que, até então, não havia em sua cidade.

Dedicou alguns anos de sua vida exclusivamente ao teatro até conhecer o cantor e hoje amigo, Almir Rouche que, acreditando no talento da cantora, deu seu ponta pé inicial. Jana Figarella participou das gravações do álbum EVOÉ Brasil ao lado do amigo e desde então decidiu que a música não seria apenas um hobby na sua vida, passando a desenvolver um trabalho de aperfeiçoamento. Cantou em bandas de diversos estilos as quais mostraram à cantora as várias facetas da música, porém ela sentia que ainda não eram sua identidade no mundo musical.

Admiradora e ouvinte assídua de MPB, Bossa, MPP, Jazz, Samba, Blues, Rock...Tem como objetivo mesclar todos esses sons para criar seu produto final. Pisou pela primeira vez num palco em 2003, no bar Arcada Bistrô ao lado de Gustavo Travassos e Nena Queiroga, grandes cantores, ídolos e incentivadores. Hoje, mais íntima dos palcos, está sempre cantando em bares e casas de shows que não se limitam na cidade onde reside atualmente (Recife). Santarém, Belém, Itaituba, Goiânia e Fortaleza, são algumas das cidades onde Jana Figarella, em tão pouco tempo de estrada, se apresentou e realizou seus shows.

No ano de 2005 foi selecionada para participar da pré-seleção do programa "FAMA" da rede Globo, ficando entre as 40 finalistas de todo nordeste (Foram 16.400 inscritos) Não satisfeita apenas cantando, Jana Figarella, investe em instrumentos percussivos, tendo realizado shows com vários cantores como Isabela Moraes, Raquel Ramos e Paulo Neto, participante do programa IDOLOS do SBT. Em 2006 iniciou o processo de gravação do seu primeiro CD independente, onde grava composições próprias em letras e melodias, o que nos deixa explícito suas influências e tão transparente sua personalidade. Ainda em 2006, participou da FECAN, festival da canção, em Porto de Trombetas, onde sua música ganhou em primeiro lugar geral além do troféu de melhor compositora.

Há quem diga que a grande diferença desta jovem cantora é o carisma, a espontaneidade e a sensibilidade. Jana Figarella também conta com composições próprias em letras e melodias, o que nos deixa explícito suas influências e tão transparente sua personalidade.
------------------------------------------------------------------
Fonte: http://www.myspace.com/janainafigarella


Nenhum comentário:

Postar um comentário