8 de mai. de 2011

Consagração e morte de Ataulfo Alves

Ataulfo Alves e Suas Pastoras - Oh! Seu Oscar

Em 1937, Ataulfo Alves também obteve muito sucesso com a valsa "A Você" (parceria com Aldo Cabral) e em 1939 com o samba "Sei Que É Covardia" (com Claudionor Cruz), ambos gravados por Carlos Galhardo. Vários foram seus parceiros musicais como Wilson Batista, João Bastos Filho, Bide que, juntos, chegaram a se tornar vencedores do carnaval de 1940 e 1941.

E é a partir daí, que Ataulfo se lança como cantor. Exatamente em 1941, estréia em discos com "Leva Meu Samba" e "Alegria na Casa de Pobre". No ano seguinte, em meio a uma difícil situação financeira, gravou mais duas composições suas, mas ganha notoriedade nacional ao compor, junto com o ator Mário Lago a música "Ai, Que Saudades da Amélia", gravando junto com o grupo Academia do Samba, consagrando-se definitivamente como cantor e compositor e a lançou como tema do carnaval daquele ano.

Em seguida, Ataulfo substitui a Academia de Samba (que o acompanhava nas suas apresentações) por um trio de cantoras chamadas Alda, Marilu e Olga, passando a conhecido como Ataulfo Alves e Suas Pastoras, que logo sofreriam modificações. Depois vieram novas composições, sucedendo grandes sucessos como "Pois É", "Vai, Mas Vai Mesmo", "Mulata Assanhada", "Fim de Comédia" e "Errei Sim" (as últimas duas também foram gravadas por Dalva de Oliveira).

No início da década de 1960, Ataulfo é convidado por Humberto Teixeira (compositor e parceiro musical de Luiz Gonzaga) para excursionar na Europa em um grupo divulgando a música brasileira naquele continente. Neste período compõe outro grande clássico de seu repertório: "Na Cadência do Samba" e passa a ser acompanhado de seu filho Ataulfo Alves Júnior, fruto do seu casamento com Judite em 1919 quando tinha 19 anos. Neste período, Ataulfo Alves, já estava doente em decorrência da úlcera que vinha se agravando. Após uma complicação em uma cirurgia que veio a se submeter, vindo a falecer em 1969 no Rio de Janeiro.

Com sua extensa obra gravada por inúmeros intérpretes, sendo mais de 300 composições gravadas por nomes como Clara Nunes, MPB-4, Nora Ney, Orlando Silva, Martinho da Vila, Elizeth Cardoso, entre outros, Ataulfo Alves ficou conhecido como um verdadeiro estilista do samba. Em 2009, em razão do seu centenário de nascimento, foi lançado um cd duplo lançado pela gravadora Lua Music e um livro escrito por Sérgio Cabral pela Companhia Editora Nacional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário