8 de mai. de 2011

O começo de Ataulfo Alves

Ataulfo Alves - Sei Que É Covardia

Ataulfo Alves de Souza nasceu em Miraí, estado de Minas Gerais em 1909. Durante a infância teve uma vida difícil tendo de trabalhar para conseguir estudar, dada a dificuldade financeira enfrentada por sua família e pela perda de seu pai (o violeiro e repentista "capitão" Severino) aos 10 anos de idade.

Aos poucos, a música começou a fazer parte de sua vida ao compor ainda criança até os 19 anos quando aprendeu a tocar violão, já morando no Rio de Janeiro, trabalhando como assistente de um médico de sua terra natal chamado Afrânio Moreira Resende. Enquanto trabalhava de dia, a noite passava a cantar e tocar nos bares da cidade.

E foi em 1927 que conheceu a cantora Carmen Miranda que iria gravar uma de suas primeiras composições: "Tempo Perdido". Mas é o compositor Alcebíades Barcelos que merece realmente ser considerado o "descobridor" de Ataulfo Alves.

No início da década de 1930, Ataulfo compõe seus primeiros sambas de sucesso que passam a ser gravados por alguns artistas, como "Saudades do Meu Barracão", gravado por Floriano Belham e pelo Bando da Lua. Outros sambas conhecidos vêm aumentando a popularidade do compositor Ataulfo como "Saudade Dela", interpretado por Sílvio Caldas, e "Quanta Tristeza", na voz de Carlos Galhardo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário