29 de mai. de 2011

Jovelina "Pérola Negra"

Jovelina Pérola Negra - Feirinha da Pavuna

Cantora e compositora natural da cidade do Rio de Janeiro. Foi empregada doméstica e lavadeira no começo, chegando a morar em diversos bairros da cidade como Botafogo (onde nasceu), Madureira, Belford Roxo, Pavuna e Pechincha. A música viria a marcar sua vida, dada às influências do samba partido alto e, especialmente, à cantora Clementina de Jesus, outro grande nome do samba brasileiro e sua maior influência.

Jovelina Faria Belfort, viria a se tornar conhecida como Jovelina Pérola Negra na ala das baianas do Grêmio Recreativo Império Serrano, uma das tradicionais escolas do samba carioca. Também chegou a animar o Botequim da escola da Serrinha ao lado dos cantores Roberto Ribeiro e Jorginho do Império nos ensaios para o público. Aos poucos, conquistou a admiração de todos com sua voz rouca e amarfanhada.

Embora cantasse há um bom tempo, seu reconhecimento e registro musical viria somente em 1985, aos 40 anos de idade, ao ter três músicas gravadas em uma coletânea de samba de raiz intitulada Raça Brasileira, disco que também despontou Zeca Pagodinho como um dos grandes nomes do samba nacional. Um dos destaques foi sua composição "Feirinha da Pavuna" e, a partir daí, Jovelina ajudou a popularizar o samba de partido alto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário