15 de mai. de 2011

Vital Farias e sua carreira

Vital Farias - Ai, Que Saudades d'Ocê

Em 1980, Vital Farias grava Taperoá, seu segundo disco e um de seus melhores trabalhos. Em 1982 lançou o LP Sagas Brasileiras. Em 1984 lançou, pela Kuarup, o CD Cantoria I, com Elomar, Geraldo Azevedo e Xangai. Em 1985 lançou o LP Do Jeito Natural, uma coletânea com seus maiores sucessos. No mesmo ano participou do álbum Cantoria II, com os mesmos integrantes do CD anterior. Depois disso resolveu parar de gravar por um tempo e passou a se dedicar aos estudos. Suas composições destacam-se pelo humor e inventividade, onde se mesclam canções nordestinas, sambas de breque, modinhas, xaxados e outros ritmos.

Em 2002 produziu o disco de estréia de sua filha e cantora Giovanna, no qual estão presentes 15 composições de sua autoria. O disco foi lançado pelo selo Discos Vital Farias. No mesmo ano lançou o disco Vital Farias Ao Vivo e Aos Mortos Vivos, que reuniu alguns sucessos de sua carreira como "Veja (Margarida)", "Ai, Que Saudades d'Ocê", entre outros. Recebeu, ainda no mesmo período, o título de Cidadão do Rio de Janeiro.

Em 2006 se candidatou a Senador da Paraíba, pelo PSOL, tentando ingressar na carreira política. Concorreu contra Ney Suassuna e o atual senador Cícero Lucena, surpreendendo com com 99.966 votos. Em 2010, se candidatou a Senador mais uma vez, pelo PCB, não obtendo o mesmo sucesso que em 2006, ficando em 4º lugar com pouco mais de 56 mil votos.
----------------------------------------------------------
Extraído com adaptações dos sites Wikipédia e MPBNet.


Nenhum comentário:

Postar um comentário