Dulce Pontes - Fado Mãe
O fado é uma canção popular portuguesa, sendo a canção predileta de Lisboa e do meio estudantil de Coimbra, ao som da viola ou da guitarra portuguesa. Não se sabe ao certo quando surgiu, mas alguns historiadores buscam afirmar que o fado tenha originado na Idade Média com os poemas e trovas de amor; outros colocam o século XIX como marco do surgimento do fado a partir de Lisboa, capital de Portugal junto com a dança. Existe uma terceira corrente histórica defendendo que o fado tenha se originado do lundu, gênero musical difundido na época dos escravos. A evolução do fado ocorre no momento da vinda da Corte Portuguesa ao Brasil no início do século XIX.
Tem caráter dolente e fatalista, linha melódica simples, constando de 8 compassos binários, divididos em duas partes que se repetem. O acompanhamento de arpejos em semicolcheias é feito unicamente com acordes de tônica e dominante, alternados de dois em dois compassos.
Sendo uma canção emblemática, seu tema busca relacionar-se com o período histórico marcado pelas grandes navegações, pela vida aristocrática e nostálgica de Lisboa ou pela expressão de sentimentos associados à fatalidade do destino.
Entre os ilustres e importantes fadistas portugueses que foram responsáveis pela divulgação da canção popular foram Ercília Costa, Maria Amélia Proença, Carlos Ramos, Amália Rodrigues, Ana Moura, Dulce Pontes, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário