Clementina de Jesus - Eu Moro na Roça
Conhecida como a Rainha Quelé, Clementina de Jesus foi uma grande cantora brasileira que nasceu na cidade de Valença, estado do Rio de Janeiro e, embora ainda suscitam dúvidas em torno da data de nascimento da cantora, credita-se a informação de que teria nascido no dia 07 de fevereiro de 1901, de acordo com a jornalista Lena Frias, responsável por um ensaio biográfico da cantora feito para o livro "Rainha Quelé - Clementina de Jesus", organizado por Heron Coelho. Quanto ao seu nome completo, ainda questiona-se a sua origem nos seus documentos.
Sendo filha de pai pedreiro e carpinteiro e de mãe lavadeira e parteira da época dos escravos, aos 8 anos de idade Clementina se mudou com sua família para a cidade do Rio de Janeiro. Foi criada no bairro carioca de Oswaldo Cruz, reduto da futura escola de samba Portela, ouvindo estórias e canções de origem africana e frequentando, desde menina, os blocos e ranchos de carnaval e ainda cantou em coro de igreja.
Já adulta, passou a frequentar rodas de samba, terreiros e a participar como diretora de algumas escolas de samba que estavam iniciando na época. Mesmo trabalhando como empregada doméstica por 20 anos, conheceu novos amigos ligados à música como Donga, Pixinguinha, entre outros.
Mas foi numa festa na Igreja de Nossa Senhora da Glória, aos 63 anos de idade, que Clementina de Jesus foi descoberta e convidada pelo compositor e produtor Hermínio Bello de Carvalho para participar do musical Rosa de Ouro, no Teatro Jovem, em 1965. A partir do êxito deste espetáculo que Clementina de Jesus consagrou-se, com seu timbre grave e áspero, como grande intérprete de jongos, lundus, modas e sambas de partido alto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário