27 de nov. de 2011

Léo Jaime e o caminho do sucesso

Léo Jaime - A Fórmula do Amor

Leonardo Jaime, ou simplesmente Léo Jaime, nasceu em Goiânia, capital do estado de Goiás em 1960. Aos 7 anos de idade já estava morando em São Paulo com sua família e passou a aprender violão. Suas primeiras influências musicais partiriam de cantores como Elvis Presley, Elvis Costello, The Beatles, Erasmo Carlos, entre outros.

Desde a adolescência, Léo acumulou diversos trabalhos e ocupações, chegando até mesmo a ser ator, vindo a integrar o elenco da peça "Os Saltimbancos", do cantor e compositor Chico Buarque em 1978, apresentando-se no Rio de Janeiro. Neste período conhece Arnaldo Baptista, ex-integrante do grupo Os Mutantes, que se tornaria um dos primeiros parceiros musicais de Léo Jaime.

Ainda na década de 1970, havia um grupo que estava realizando algumas apresentações na capital carioca chamado Zoo, formado por Bob Galo, Big Abreu e Avellar Love. Ao conhecerem Léo Jaime, juntos mudam o nome para João Penca e Seus Miquinhos Amestrados em 1981 e passam a acompanhar os shows do cantor Eduardo Dusek, com quem faz uma participação no seu disco Cantando no Banheiro emplacando com o hit "Rock da Cachorra" (de Léo Jaime) e caracterizado pelo estilo da década de 1950 ao som do rockabilly.

A partir daí, Léo Jaime já era figura conhecida no Rio de Janeiro, sendo conhecido como "Léo Guanabara". No mesmo ano, 4 rapazes que haviam formado uma banda de rock o convidaram para ser vocalista. Como Léo Jaime já estava no grupo João Penca e Seus Miquinhos Amestrados, agradeceu o convite e indicou um novo nome para seu lugar. Os rapazes eram Roberto Frejat, Dé (André Palmeira), Maurício Barros e Guto Goffi que haviam formado o Barão Vermelho. O novo vocalista sugerido por Léo era Cazuza.

Em 1983 o disco Os Maiores Sucessos do João Penca E Seus Miquinhos Amestrados é lançado depois que Léo Jaime sai do grupo que logo após para seguir com sua carreira solo. No mesmo ano, a TV Globo exibe o programa especial infantil chamado Plunct, Plact, Zum escrito por Wilson Rocha e dirigido por Augusto César Vanucci, e Léo Jaime compõe a música "Planeta Doce" que foi interpretada pelo humorista e apresentador Jô Soares.

Ao assinar contrato com a gravadora CBS, Léo Jaime lança seu primeiro disco Phodas C em 1984, que teve duas músicas censuradas: "Ora Bolas" e "Sônia" (versão para a música "Sunny", de Chris Montez). Esta última acabou ganhando uma nova versão para que pudesse ser aceita pela censura e ser tocada nas rádios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário