1 de dez. de 2011

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 87

Posto aqui um belo texto sintético sobre as danças típica de Angola e outros países do continente africano, extraído na íntegra do site internacional Caboindex.

Algumas Notas Sobre Danças Africanas


A dança está na essência do povo africano e é um condimento indispensável às suas vidas. Os africanos têm um talento inato para o ritmo, para o movimento e a dança. Kizomba, Semba, Funaná, Kuduro, Dança Tribal, entre outras, serão as danças que contagiarão de ritmo e alegria quem aparecer, nas aulas, eventos, noites africanas.

A Kizomba surgiu em Angola nos anos 80 e é uma versão electrónica e urbana com origens no semba e no zouk das Antilhas. Cada vez mais popular nas pistas de dança em Portugal, é actualmente uma das mais importantes expressões da música de dança africana, sendo simultaneamente o género de dança e um estilo de música. Uma dança a dois, quente, suave, contagiante e sensual, que propicia uma verdadeira cumplicidade entre os corpos. Na dança, são importantes factores as noções de tempo e contra-tempo, as transferências de peso, a subtileza da condução e a gestão das pausas e hesitações.

O Semba é uma dança de salão angolana urbana, surgiu em Angola nos anos 50/60. Também dançada a pares, caracteriza-se por ser uma dança de passadas, onde os cavalheiros têm um grande grau de improviso. É uma dança de divertimento em festas, dançada ao som da música que lhe dá o nome – Semba.

Funaná é um gênero musical de Cabo Verde, originário da Ilha de Santiago e tocado com acordeão. Antigamente, qualquer que fosse a festa (um casamento, um baptizado, uma festa religiosa) era sempre ao som deste ritmo. Pode ser dançado a par ou individualmente. É uma dança quente, apaixonante, acelerada…

O Kuduro, proveniente também de Angola, é uma dança creativa que pode ser dançada de forma individual ou em grupo, ao som de música batida, de estilo tipicamente africano, criada e misturada geralmente por jovens. Em grupo é dançado sob a forma de Esquema, designando-se por Dança da Família, onde em coreografia coordenada, o mesmo passo é repetido diversas vezes pelos participantes na dança.

Danças Tribais Africanas são danças e rituais que despertam o ritmo e as expressões corporais, que existem dentro de nós, inspirando o corpo e a alma e onde a música e a se entrelaçam com dinamismo e alegria de viver. Dançadas individualmente. Dança de saltos atléticos, figurinos exóticos e ritmos de êxtase. É uma expressão fortíssima de sentimentos artísticos, emocionais e religiosos.
----------------------------------------------------------------
Fonte: http://www.caboindex.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário