4 de dez. de 2011

Sueli Costa, ontem e hoje

Sueli Costa - Jura Secreta

O reconhecimento de Sueli Costa como compositora levou a gravadora EMI a convidá-la para gravar seu primeiro disco homônimo que se deu em 1975, com produção de Gonzaguinha e arranjos de Paulo Moura e Wagner Tiso. Entre as faixas, destacam "Retrato" (música de Sueli para um poema de Cecília Meirelles), "Coração Ateu" e "Dentro de Mim Mora um Anjo".

O segundo disco também batizado Sueli Costa veio dois anos. Ainda pela mesma gravadora, a cantora ainda gravou mais três discos: Vida de Artista, de 1978; Louça Fina, de 1980, que trouxe a música "Jura Secreta" feita em parceria com Abel Silva e gravada com sucesso pela cantora Simone (detalhe que foi composta inicialmente para ser gravada por Maria Bethânia); e Íntimo, de 1984. Sueli sempre contou com a parceria de diversos amigos renomados como Aldir Blanc, Abel Silva, Tite de Lemos, Paulo César Pinheiro, entre outros.

A partir daí, ficou bom tempo sem gravar um novo trabalho, porém teve seus LPs relançados em cd na década de 1990. Retorna com um trabalho independente no ano 2000 ao lançar o cd Minha Arte, além de receber tributos agraciados por outros artistas. Em 2007, grava seu último disco Amor Blue, também independente apoiado na Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura, que traz 12 composições suas interpretadas por ela e por cantores que gravaram suas canções ao longo de sua carreira como Maria Bethânia, Simone, Nana Caymmi, Celso Fonseca e Daniel Gonzaga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário