6 de mai. de 2012

João Donato e seus trabalhos recentes

Muito solicitado também como arranjador, Donato fez orquestrações para Fagner, Gal e Martinho da Vila. Em seguida passou um período sem gravar no Brasil, até que em 1996 veio Coisas Tão Simples, seguido por Café com Pão, com Eloir de Moraes (1997), Só Danço Samba (1999) e os três volumes do Songbook João Donato, lançado pela editora Lumiar. Esses lançamentos trouxeram um dos mais originais compositores brasileiros de volta à cena na década de 90, fazendo shows e turnês pelo Brasil. 

Em 2000 a gravadora norte-americana Elephant Records lançou o CD Amazonas, incluindo alguns dos maiores sucessos, como "Sambolero", "Vento no Canavial" e "Aquarius"Pela Biscoito Fino, saíram os encontros instrumentais com Paulo Moura (Dois Panos Pra Manga, 2006) e Bud Shank (Uma Tarde Com, este também em DVD). Pela Biscoito, Donato fez ainda o DVD Donatural (2005), onde recebe – em gravação ao vivo no Espaço Sérgio Porto, no Rio – diversas gerações de parceiros: de Gilberto Gil ao DJ Marcelinho da Lua; de Emilio Santiago a Marcelo D2; de Leila Pinheiro a Joyce, com direito a Ângela Rô Rô e o filho Donatinho, fera dos teclados e dos samplers.

João Donato vive no bairro da Urca, no Rio. Ele é casado com a jornalista Ivone Belem, desde 2001. É pai de Jodel, Joana e Donatinho.
-------------------------------------------------
Extraído dos sites Cliquemusic e Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário