6 de mai. de 2012

João Donato e suas composições

Gilberto Gil - A Paz (Leila IV)


Apesar de ter contato com os músicos representantes da Bossa-Nova, João Donato não teve participação direta no movimento, mas foi uma de suas influências. Após viajar para o México e excursionar na Europa com o cantor João Gilberto, grava dois discos e viaja para os Estados Unidos onde fica por 13 anos.

Neste período compôs alguns de seus grandes sucessos com diversos parceiros musicais como "A Rã" (em parceria com Caetano Veloso) e que foram gravadas por outros cantores, além de gravar o disco Piano of João Donato: The new sound of Brazil. Ao retornar ao Brasil em 1972, lançou o disco Quem É Quem, pela gravadora Odeon, reconhecidamente tido como um de seus melhores trabalhos.

Embora tenha lançado discos instrumentais, Donato gravou em 1975 o disco Lugar Comum, pela gravadora Phonogram, onde canta suas canções. Maior parte das faixas contidas neste trabalho foram compostas junto com Gilberto Gil. É desta parceria que nasce um das mais belas músicas da mpb: "A Paz (Leila IV)". O número da canção remete-se a uma fita com várias temas instrumentais chamadas "Leilas", fato que levou Donato a gravar o disco Leilíadas, pela gravadora WEA, em junho de 1986 ao vivo no People Bar, Rio de Janeiro, incluindo a composição que seria feita com Gil meses depois e gravada com sucesso pela cantora Zizi Possi no ano seguinte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário