20 de mai. de 2012

Quem é Gerônimo?

Gerônimo - Jubiabá 

Gerônimo Santana Duarte nasceu na ilha de Bom Jesus dos Passos, localizada na Baía de Todos os Santos no estado da Bahia em 1953, onde aprendeu a tocar trompete e fez parte da Filarmônica de Bom Jesus. Se formou em Composição e Regência pela Universidade Federal da Bahia, em Salvador e se tornou estudioso da música e da cultura baiana, influenciado pelo tropicalismo e na música de Dorival Caymmi. Chegou ainda a ser percussionista do Trio Elétrico Armandinho, Dodô e Osmar na década de 1970.

Suas composições abordariam a temática negra e a cultura afro baiana. Seu primeiro disco intitulado Página Musical foi lançado em 1983, pela Polydor. Dois anos depois, compõe a música "É D'Oxum" em parceria com Vevé Calasans (que faleceu no último dia 28/04/2012) que foi entregue para a cantora Alcione para gravá-la. Devido à sua recusa, a fita da canção foi parar na gravadora Som Livre que incluiu na trilha sonora da minissérie "Tenda dos Milagres", da TV Globo, inspirada na obra homônima de Jorge Amado. Era o início do sucesso de Gerônimo, tendo seu reconhecimento nacional. 

A música entrou em seu segundo disco Mensageiro da Alegria lançado no ano seguinte. Suas canções passaram a despertar o interesse de outros cantores dispostos a regravar suas composições como MPB-4 e Gal Costa ("É D'Oxum"), Diana Pequeno ("Mensageiro da Alegria"), entre outros. Em 1987, lança um mix com 3 músicas, entre elas "Jubiabá" (inspirada na obra homônima de Jorge Amado) e o carro-chefe "Macuxi Muita Onda (Eu Sou Negão)" que se torna um sucesso no carnaval de Salvador daquele ano, tornando-se um símbolo da resistência negra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário