24 de jun. de 2012

Dominguinhos, uma carreira de sucesso

Dominguinhos - Isso Aqui Tá Bom Demais

No Rio de Janeiro desde meados da década de 1950, Dominguinhos tocou em gafieiras e na Rádio Nacional, onde ingressou em 1967, ano em que gravou seu primeiro LP e gravou mais sete LPs de forró na etiqueta Cantagalo. Na década de 1970, chegou a participar de vários espetáculos de Gal Costa, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Quinteto Violado e foi se tornando conhecido pelo Brasil.

Em sua carreira, gravou mais de 30 discos e compôs grandes sucessos que tornaram conhecidos tanto em sua voz como de outros intérpretes, além de firmar como grande sanfoneiro, seguindo a tradição herdada culturamente por Luiz Gonzaga.

Também foi vencedor de 4 Prêmios Sharp e do Grammy Latino que ganhou em 2002 com o CD Chegando de Mansinho. Em 2008, após lançar um cd em dueto com o violonista gaúcho Yamandu Costa, foi homenageado no Prêmio Tim de Música e, dois anos depois, ganhou o Prêmio Shell de Música. Aos 71 anos de idade, ainda mostra grande desenvoltura como instrumentista e realizando shows pelo Brasil.

Nota do blog (atualização em 09/08/2013): Em dezembro de 2012, Dominguinhos começou a apresentar sérios problemas de saúde, vindo a ser internado em Recife-PE e logo depois em São Paulo-SP. No dia 25 de julho de 2013, Dominguinhos faleceu aos 72 anos de idade devido ao câncer de pulmão e foi sepultado na capital pernambucana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário