29 de jun. de 2012

Momento Flashback: Boney M


Boney M - Somewhere In the World

Boney M foi, a princípio, um pseudônimo criado pelo produtor alemão Frank Farian em dezembro de 1974, após gravar o single "Baby Do You Wanna Bump", que logo fez sucesso na Bélgica, na Holanda e outros países da Europa. A partir daí, Frank teve a idéia de criar um grupo de intérpretes e veio a convidar quatro integrantes: as jamaicanas Marcia Barrett e Liz Mitchell, a indiana Maizie Williams e o holandês Bobby Farrell (que se torna líder do grupo).

Com o surgimento do grupo Boney M, veio seu primeiro disco Take The Heat Off Me (com destaque para as músicas "Daddy Cool", "Sunny", além do single feito por Frank) lançado em 1976 e iniciar uma carreira de sucesso até a primeira metade da década de 1980, se tornando um dos nomes mais conhecidos da disco music européia. Álbuns como Love For Sale (de 1977) e Nightflight To Venus (de 1978, que emplacou o hit "Rivers of Babylon") tiveram altas vendagens e consagrou o grupo em todo o mundo.

Em 1981, gravou o disco Christmas Album dedicado ao Natal. Já com Ten Thousand Lightyears, sétimo álbum do grupo lançado em 1984 pra comemorar 10 anos de carreira vitoriosa e premiada, foi o primeiro trabalho do cantor ganense Reggie Tsiboe, que entrou no lugar de Bobby Farrel. Este disco passou dois anos em gravação em estúdio e trouxe uma das baladas mais conhecidas do Boney M com "Somewhere In the World".

Em 1986, seus integrantes resolvem sair do grupo, apesar das tentativas de Farian em tentar reunir a formação original. Entre 1989 e 1990 houve uma batalha judicial em disputa pelo uso do nome do grupo, de um lado pelo produtor Farian e de outro por Farrell. O veredicto do tribunal autorizou aos quatro elementos originais – as três cantoras e Bobby Farrell – a dar concertos com o nome “Boney M” e novas coletâneas foram lançadas para os fãs saudosos nos anos seguintes, embora o quarteto continuava longe dos estúdios, sem gravar novo disco e realizar shows.

Somente em 2006, o grupo volta com a formação original. Em 2010, Bobby Farrell morre na Rússia aos 61 anos de idade, mas o Boney M continua em atividade com Liz Mitchell, Maizie Williams e Marcia Barrett.

Nenhum comentário:

Postar um comentário