25 de out. de 2012

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 115

História da Rádio Sociedade - 2ª Parte - A Rádio Sociedade da Bahia

24 de março de 1924: Fundação da Rádio Sociedade da Bahia. Os seus fundadores, três empresários baianos, instalaram a emissora com um pequeno transmissor de 5 KW, com estúdio implantado no primeiro andar de um prédio situado na Avenida Sete de Setembro. No andar térreo do prédio, funcionava a loja "Ferro de Engomar"', onde hoje, funciona uma agência do Banco do Brasil.

Depois de implantada, com os seus transmissores instalados no bairro da Federação, a Rádio Sociedade da Bahia S/A cresceu, sendo adquirida por outro grupo de empresários baianos, liderado por Altamirando Requião, ex-deputado estadual e federal, e Walfrides Ferreira, comerciante. Projetando-se no cenário baiano, transfere seus estúdios provisoriamente, no bairro da Federação, em terreno próprio em 1932. Mantendo no ar, uma programação eclética, com músicas e informações jornalísticas, inclusive esportes. Não tinha concorrentes. Só depois, em 1940, surgiu a Excelsior, sua primeira concorrente.

A emissora mantém a programação, composta por Música, Esportes e Notícias. Contrata novos valores profissionais. Em 1940, a empresa é vendida aos Diários e Emissoras Associados do Brasil - Sob a liderança do jornalista Assis Chateaubriand, com sede em São Paulo. Gileno Amado - Empresário, assume a Presidência, Odorico Montenegro Tavares - jornalista pernambucano, é empossado como Diretor-Caixa e Romualdo Xavier Diretor-Comercial. Os estúdios da emissora são transferridos do Jardim Passeio Público, para rua Portugal, 6 - Bairro do Comércio e acaba a programação de auditório.

Após mais de meio século vinculada aos Diários e Emissoras Associados do Brasil, à Rádio Sociedade integra o grupo Nordeste em 1980, tendo como acionista maior o empresário Pedro Irujo. Heliete Rodrigues Irujo assume a presidência e Luiz Pedro Irujo a Diretoria Geral. Alfredo Raymundo Filho permanece como Diretor Administrativo. Foi nesse período que o repórter Guilherme Santos (do programa Balanço Geral - TV Itapoan), teve destaque no início da sua carreira como comunicador, sendo por um período - pré-compra Pedro Irujo -, único repórter contratado da emissora para todas as coberturas.

Atualmente pertence à Central Record de Comunicação, a qual se afilia em 1995.
---------------------------------------------------------------------------------------
Fontes: Wikipédia e Site Oficial da Rádio Sociedade da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário