10 de mar. de 2013

Cassiano e a soul music brasileira

Cassiano - Primavera

No começo dos anos 70, uma trupe de cantores negros brasileiros que adoravam a música dos cantores negros americanos chacoalhou o show biz nacional. 

Eles ostentavam enormes cabeleiras black power e recheavam suas letras de palavras como "beibé" ou "bróder", que roubavam do inglês e aportuguesavam. Por outro lado, nunca deixaram de incluir em suas composições elementos como uma boa cuíca ou uma levada de baião. 

Desse cruzamento, nasceu uma soul music brasileira, de inegável qualidade. Em pouco tempo, porém, o gênero se viu espremido entre a MPB conservadora e a novidade do tropicalismo. 

Alguns o hostilizaram. Outros o vampirizaram, sem que seus artistas recebessem o devido crédito. Quase trinta anos depois, o disco Coleção, lançado em 2000, é o principal testemunho do brilho da soul music nacional. 

O disco Coleção e reúne catorze criações do cantor e compositor Cassiano, maior expoente dessa tendência musical, ao lado de Tim Maia e da Banda Black Rio. 

Cassiano é um dos grandes nomes da soul brasileira. Grande cantor, instrumentista versátil e um compositor genial. Cassiano atingiu seu auge em meados dos anos 70, quando "A Lua e Eu" foi incluída na trilha sonora da novela O Grito, da Rede Globo. 

Na época, o programa Fantástico, da mesma emissora, dedicou-lhe um clipe, em que ele aparece como uma espécie de Marvin Gaye tropical, desfilando de terno branco na orla carioca. 

Foi onde o Brasil aproximou-se de Marvin Gaye, Stevie Wonder, Isaac Hayes e Curtis Mayfield – da soul music de linhagem nobre, com sofisticação jazzística, alma de blues e a melhor pegada pop. 

Para competir com esses gigantes nas ondas da AM nos anos 70, só mesmo o nosso Cassiano, que com seu toque de brasilidade (herança dos tempos do grupo vocal Diagonais, em que fazia Motown a partir de Ary Barroso, Herivelto Martins e Altamiro Carrilho), estabeleceu o paradigma para as gerações posteriores – de Carlos Dafé e Cláudio Zoli a Ed Motta e a turma toda da Trama.
---------------------------------------------------------------
Extraído do site hhttp://www.letras.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário