15 de mar. de 2013

Momento Flashback: ZZ Top


ZZ Top - Legs


Embora nunca tenham conseguido um grande reconhecimento mundial (sendo praticamente desconhecidos fora dos Estados Unidos) a banda ZZ Top possui seguidores fiéis. Sua mistura simples e eficiente de blues, country e rock and roll, aliada às letras e visual bem humorados, arrebata fãs dedicados.

A banda se formou em Houston, Texas, em 1970 e mantém desde o início a mesma formação: Billy Gibbons (guitarra, que antes havia tocado na banda Moving Sidewalks), Dusty Hill e Frank Beard (baixista e baterista que antes havia tocado na banda American Blues).

Durante os mais de vinte anos de carreira, nunca passaram por grandes problemas, mantendo-se fiéis ao estilo de rock texano e apenas tirando longas férias de anos em anos. Com o terceiro álbum, Tres Hombres de 1973, conseguiram pela primeira vez um disco de ouro nos Estados Unidos. Apenas com Eliminator de 1983, e Afterburner de 1985, tendo incorporado teclados ao seu som, conseguiram alguma repercussão mundial, indo além das fronteiras americanas.

Nos anos 90, o ZZ Top lançou uma coletânea (Greatest Hits - 1992) e com um novo contrato, com a gravadora RCA, promoveu uma 'volta às raizes' com o álbum Antenna, abandonando os teclados e usando riffs à moda antiga, como nos anos 70.

Com XXX, de 1999, comemoraram o 30º aniversário da banda e, de quebra, tocaram na posse do presidente americano George W. Bush.

O visual da banda é marcado pelas barbas imensas (o baterista chegou a usar uma barba postiça nos primeiros anos de carreira), indefectíveis bonés de golfistas e o clássico hot-road (um Cadillac modificado) que acompanha a banda em sua apresentações. O tema das músicas basicamente são mulheres, carros, cerveja e rock and roll.
---------------------------------------------------
Fonte: http://whiplash.net/materias/biografias/038314-zztop.html#ixzz2NkvQ1cGO

Nenhum comentário:

Postar um comentário