The Pixies - Here Comes Your Man
Apesar da breve e fulminante existência, os Pixies deixaram influências pelos quatro cantos do planeta. De Nirvana a grupos semidesconhecidos, todos agradeceram a algum Deus por um dia Black Francis, Joey Santiago, Kim Deal E David Lovering formarem essa essencial banda em Boston, em 1986.
Os primeiros ensaios aconteceram na garagem do pai de David Lovering (bateria). O felipino Joey Santiago (guitarra) e seu amigo Black Francis (vocal e guitarra) nomearam a banda de Pixies, algo como pequenos duendes. Kim Deal (baixo e vocal) se caracterizou como o lado delicado da banda. O vocal sussurrado/gritado de Black versus o vocal meigo de Kim.
No início, o Pixies tocava em lugares esquisitos pelo interior americano. Porém, não demorou muito tempo para a banda assinar contrato com a gravadora inglesa 4AD. Através de selo, em 1987 lançou Come On Pilgrim, um mini álbum.
A música dos Pixies é basicamente punk rock pop, com influências de música latina. Black Francis, o mentor da banda, viveu durante um tempo em Porto Rico. Daí a explicação para as expressões e algumas letras do grupo em espanhol. A bíblia, cinema e ficção foram os temas mais presentes em suas canções.
O primeiro álbum, Surfer Rosa (1988), e o segundo, Doolittle (1989), colocaram os Pixies como a banda mais querida no mundo independente. A impressa alternativa inglesa classificou a banda como a melhor do mundo.
Já o terceiro álbum Bossanova (1990) é bem mais pop, mas não menos interessante. Destaque para a bela faixa "Velouria". E, o quarto e último álbum saiu em 1991. "Trompe Le Monde" não teve a mesma boa recepção que tiveram os anteriores. Mas não deixa de ser um trabalho interessante.
Surpreendentemente, em 1993, a banda se dissolveu. Black Francis virou Frank Black e seguiu carreira solo. Kim Deal continuou tocando com sua banda paralela, The Breeders.
Em 2004, o Pixies, com sua formação original, voltou aos palcos, inclusive tocando no Brasil, no Curitiba Pop Festival.
-------------------------------------------------------------------
Fonte: http://www.muzplay.net/musica/pixies (com adaptações).
Nenhum comentário:
Postar um comentário