2 de jun. de 2013

Tom Jobim, o início da carreira e a bossa nova

Tom Jobim - Eu Sei Que Vou Te Amar

Tom Jobim nasceu no Rio de Janeiro em 1927, tendo estudado piano clássico com Koellreuter e Lúcia Branco, e violão com Tomás Terán até se voltar para a música popular.

Admirador de Debussy e Villa-Lobos, além de ouvinte do jazz, sua vasta cultura musical influenciaria, mais tarde, o rumo que tomaria a bossa nova. Tocou piano em casas noturnas cariocas e seu primeiro grande êxito foi "Tereza da Praia", um samba-canção com Billy Blanco, gravado pela dupla Dick Farney e Lúcio Alves em 1954.

Data de 1957 o início de sua prolífica parceria definitiva com o poeta Vinícius de Moraes, estreada com a peça "Orfeu da Conceição" um ano antes. Na mesma época, compôs várias canções com Dolores Duran como "Estrada do Sol" e "Por Causa de Você"; e com Vinícius compôs "Eu Sei Que Vou Te Amar", "Eu Não Existo Sem Você" e "Chega de Saudade", sendo esta última em especial, além de outras, incluídas no LP Canção do Amor Demais, de 1958, da cantora Elizete Cardoso, sendo o disco que marcou a transição para a bossa nova vindo depois a sair em compacto de João Gilberto que criou a batida característica do movimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário