2 de jun. de 2013

Tom Jobim nas décadas de 1960 e 1970

Tom Jobim - Águas de Março

Tom Jobim compôs algumas das canções mais célebres da década de 1960. Compartilhou com Vinícius de Moraes a música "Garota de Ipanema", seu maior sucesso internacional, composta em 1962 e saiu no LP Getz/Gilberto, interpretada por Astrud Gilberto em conjunto com João Gilberto e Stan Getz, com a participação de Tom ao piano. A canção se tornou a segunda mais executada no mundo, perdendo para "Yesterday", dos Beatles. No mesmo ano, participou do Festival da Bossa Nova, no Carnegie Hall, em Nova York, EUA.

Além desta, outras canções como "Corcovado", "Desafinado" e "Samba de uma Nota Só", compostas por Tom Jobim e Newton Mendonça, também se tornaram grandes clássicos da bossa nova. Gravou alguns discos nos Estados Unidos, incluindo seu primeiro disco The Composer of Desafinado, Plays (de 1963) e consolidou sua carreira no exterior, tornando-se bastante conhecido, chegando a se apresentar ao lado de artistas renomados como Stan Getz, Nelson Riddle e Frank Sinatra, com quem gravou o disco Francis Albert Sinatra e Antônio Carlos Jobim. Em 1967 lança o disco Wave.

Após conhecer Chico Buarque por intermédio de Vinícius de Moraes, Tom Jobim passou a trabalhar com ele em suas composições como "Imagina", "Retrato Em Branco e Preto", "Anos Dourados" e "Sabiá", sendo esta vencedora do III Festival Internacional da Canção de 1968, apesar das vaias do público que desejava que a canção de Geraldo Vandré ("Pra Não Te Dizer Que Não Falei das Flores") fosse a campeã.

No início da década de 1970, Tom Jobim adere ao movimento de artistas que lutavam contra a censura repressora da Ditadura Militar iniciada em 1964. Passa a compor várias músicas instrumentais, mas lança álbuns primorosos de sua carreira como Matita Perê, de 1973, que trouxe outro grande clássico do maestro: "Águas de Março". Um ano depois, a mesma música ganha nova versão em dueto com a cantora Elis Regina, lançada no disco Elis e Tom. Em 1975 lança o disco Urubu.

Em 1977, Tom Jobim se reúne com Vinícius de Moraes, Toquinho e Miúcha em um show histórico no Canecão, no Rio de Janeiro, fato registrado em um disco ao vivo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário