10 de nov. de 2013

Barry White, do Auge da Carreira à sua Morte.

Barry White - It's Ecstasy When You Lay Down Next To Me


Em 1973, Barry cria uma orquestra reunindo vários músicos que, junto com as integrantes do Love Unlimited, passou a ser conhecido como The Love Unlimited Orchestra. Com o terceiro disco Can't Get Enough, de 1974, Barry White emplaca dois singles nas paradas do sucesso: "You're the First, the Last, My Everything""Can't Get Enough of Your Love, Babe", marcando uma fase mais romântica da música soul com suas composições.

Outros sucessos vieram em seguida. Músicas como "Let the Music Play" (do álbum homônimo de 1976), "I'll Do For You Anything You Want Me To"  (de 1977), "It's Ecstasy When You Lay Down Next To Me"  (de 1977), "Just the Way You Are" (regravação de Billy Joel, de 1978) colocaram Barry White no topo das paradas mundiais durante a década de 1970 e um dos artistas populares na Europa, especialmente na Inglaterra, passando a se apresentar nos palcos ao lado da The Love Unlimited Orchestra.

No início da década de 1980, o cantor lançou um dueto com sua mulher no disco Barry and Glodean. Chegou a se apresentar aqui no Brasil, fazendo shows no Rio de Janeiro (que chegou a compor uma canção em homenagem à cidade) e São Paulo. Em 1987 assinou contrato com a gravadora A&M Records e lançou dois discos: The Right Night and Barry White (1987), A Man is Back! (1989), Put Me in Your Mix (1991) e The Icon Is Love (1994, com destaque para as músicas "Come On" e "Practice What You Preach" ).

Em 1999, com o lançamento de Staying Power (seu 20° e último disco de sua carreira), Barry White foi indicado e ganhou o prêmio Grammy em duas categorias (Melhor Performance Vocal Masculino Rhythm and Blues e Melhor Performance Vocal Tradicional Rhythm and Blues), em mais de 35 anos de carreira.

No dia 1° de maio de 2003, Barry White sofreu um derrame que afetou o lado direito do seu corpo. Aos 58 anos de idade, Barry White morreu no dia 04 de julho de 2003 no hospital Cedars-Sinai Medical Center, em Los Angeles, devido aos problemas relacionados à hipertensão e complicações renais decorrentes da pressão alta. Deixou oito filhos e seu corpo foi cremado, com suas cinzas jogadas no Oceano Pacífico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário