Heribert Ritter von Karajan, mais conhecido como Herbert Von Karajan, nasceu no dia 05 de abril de 1908, na cidade de Salzburgo, na Áustria. Considerado um dos maiores e destacados maestros do século XX, iniciou sua carreira em 1929 regendo a peça "Salomé", de Richard Strauss em sua cidade natal.
A partir daí, fez apresentação no Festival de Salzburg em 1933, dirigindo uma peça de Felix Mendelssohn. No mesmo ano, filia-se ao partido nazista, permanecendo membro até 1939, em razão das restrições do governo austríaco ao regime. Anos depois, foi convidado a reger concertos nas cidades de Estocolmo (Suécia), Bruxelas (Bélgica), Paris (França) e Amsterdã (Holanda).
Fez sua estréia na Orquestra Filarmônica de Berlim em 1937, onde se consagra como um dos maiores intérpretes da obra de Beethoven. Junto com a orquestra, Von Karajan destaca-se na interpretação de "Fidelio" (de Beethoven, em 1937) e "Tristão e Isolda" (de Richard Wagner, em 1939).
Em 1950 torna-se regente permanente da Orquestra Filarmônica de Londres e, quatro anos depois, regente vitalício da Orquestra Filarmônica de Berlim. Sucedeu a Karl Böhm como diretor artístico da Ópera de Viena nos períodos de 1957 a 1964, e entre 1977 a 1989.
Em 21 de junho de 1978, o maestro recebeu o grau honorário de doutor em música pela Universidade de Oxford. Em Paris (França), recebeu a Médaille de Vermeil. Também recebeu a Medalha de Ouro da Sociedade Filarmônica Real em Londres (Inglaterra), em 1983 com o lançamento de um selo especial, além do Prêmio Olympia da Fundação Onassis em Atenas (Grécia) e o Prêmio de Música Internacional da UNESCO.
Apesar de apresentar uma personalidade forte, seu estilo musical foi marcado pela perfeição e intensidade na forma como regia as orquestras. A partir de 1985, Von Karajan é acometido por um mal da coluna e problemas de saúde que passam a agravar nos anos seguintes até 1989 quando faleceu aos 81 anos de idade.
-----------------------------------------------------------------Fonte: Wikipédia (com adaptações).
Nenhum comentário:
Postar um comentário