5 de jun. de 2014

Sintonia In Concert: Herbert Von Karajan



Heribert Ritter von Karajan, mais conhecido como Herbert Von Karajan, nasceu no dia 05 de abril de 1908, na cidade de Salzburgo, na Áustria. Considerado um dos maiores e destacados maestros do século XX, iniciou sua carreira em 1929 regendo a peça "Salomé", de Richard Strauss em sua cidade natal.

A partir daí, fez apresentação no Festival de Salzburg em 1933, dirigindo uma peça de Felix Mendelssohn. No mesmo ano, filia-se ao partido nazista, permanecendo membro até 1939, em razão das restrições do governo austríaco ao regime. Anos depois, foi convidado a reger concertos nas cidades de Estocolmo (Suécia), Bruxelas (Bélgica), Paris (França) e Amsterdã (Holanda). 

Fez sua estréia na Orquestra Filarmônica de Berlim em 1937, onde se consagra como um dos maiores intérpretes da obra de Beethoven. Junto com a orquestra, Von Karajan destaca-se na interpretação de "Fidelio" (de Beethoven, em 1937)  e "Tristão e Isolda" (de Richard Wagner, em 1939).

Em 1950 torna-se regente permanente da Orquestra Filarmônica de Londres e, quatro anos depois, regente vitalício da Orquestra Filarmônica de Berlim. Sucedeu a Karl Böhm como diretor artístico da Ópera de Viena nos períodos de 1957 a 1964, e entre 1977 a 1989.

Em 21 de junho de 1978, o maestro recebeu o grau honorário de doutor em música pela Universidade de Oxford. Em Paris (França), recebeu a Médaille de Vermeil. Também recebeu a Medalha de Ouro da Sociedade Filarmônica Real em Londres (Inglaterra), em 1983 com o lançamento de um selo especial, além do Prêmio Olympia da Fundação Onassis em Atenas (Grécia) e o Prêmio de Música Internacional da UNESCO.

Apesar de apresentar uma personalidade forte, seu estilo musical foi marcado pela perfeição e intensidade na forma como regia as orquestras. A partir de 1985, Von Karajan é acometido por um mal da coluna e problemas de saúde que passam a agravar nos anos seguintes até 1989 quando faleceu aos 81 anos de idade.
-----------------------------------------------------------------
Fonte: Wikipédia (com adaptações).

Nenhum comentário:

Postar um comentário