4 de jun. de 2014

Um Chá Com Brown - Parte 13 (O Inquieto Carlinhos)


Carlinhos Brown e DJ Dero - Maria Caipirinha

Em todo carnaval realizado na Bahia, Carlinhos Brown sempre se mostrou inquieto e inovador. Em 2003, criou o trio Camarote Andante sempre com novidades a cada ano. Também gravou um novo trabalho ao lado do Dj Dero e lançado no ano seguinte: o cd duplo internacional Candyall Beat, o qual incluía os discos Eletrônica Artesanal e Candyall Beat Club, destacando as músicas "Sambadream" e "Maria Caipirinha".

Além da sua inquietude, o músico foi alvo de polêmicas. No final da década de 1990, Brown foi preso por desfilar nu durante a apresentação da Timbalada, em protesto contra a organização e o congestionamento dos trios, fato que desencadeou um processo por atentado ao pudor, livrando-se ao doar 200 cestas básicas. Em 2004, foi detido por desacato à autoridade quando, durante a apresentação no circuito Barra/Ondina no carnaval de Salvador, criticou no microfone diante do público e desceu do trio elétrico para conversar com o policial militar que prendeu um dos seguranças do bloco.

Em 2006, Brown reclamou da violência no carnaval diante do camarote 2222, de Gilberto Gil, fato que veio a se arrepender no dia seguinte com um pedido de desculpas a Gil, então ministro da cultura na época. Em 2007, gravou o cd A Gente Ainda Não Sonhou e lançou um novo bloco de cordas no carnaval de Salvador denominado "Pipocão", com patrocínio do Guaraná Antárctica, que sairia apenas em 2008. 

Ainda em 2008, foi convidado pela Emtursa (Empresa de Turismo de Salvador) para ser o curador geral da Festa de Iemanjá, cuja data coincidia com o sábado de carnaval daquele ano. O músico compôs "Odoiara", em homenagem a Iemanjá e se apresentou nos palcos armados no bairro Rio Vermelho, onde levou vários convidados especiais. E em 2009, Carlinhos Brown completou 30 anos de carnaval.


Nenhum comentário:

Postar um comentário