23 de jul. de 2014

Amy Winehouse, uma pequena biografia


Amy Winehouse - Back To Black

Amy Jade Winehouse foi uma cantora britânica nascida em Londres. Seu pai era taxista e sua mãe farmacêutica. Interessou-se pela música, principalmente o jazz, ainda na infância ao ouvir artistas como Frank Sinatra, Billie Holiday, Ray Charles e Ella Fitzgerald, vindo a influenciar mais tarde em sua carreira musical.

De temperamento difícil, Amy demonstrava atos de rebeldia a partir dos 09 (nove) anos de idade ao colocar piercing e tatuagem. Seus pais se separaram e ela resolveu estudar música incentivada por sua avó. Ao entrar na adolescência, Amy teve sua primeira banda musical. Cantando nos bares da capital inglesa, a cantora teve a chance de ser contratada pela gravadora Island Records aos 16 (dezesseis) anos e, assim, ter a oportunidade de cantar profissionalmente.

Apresentando composições próprias, Amy Winehouse iniciou as gravações para seu primeiro disco Frank que foi lançado em 2003, lançando dois singles "Stronger Than Me" e "Take the Box" nas paradas de sucesso, demonstrando toda sua potência vocal que impressionou até mesmo os executivos da gravadora. Seu álbum de estréia também mereceu comentários favoráveis pela crítica musical especializada e o reconhecimento pela imprensa.

Com a boa receptividade do primeiro álbum, Amy parte para uma turnê que durou quase três anos. Nesse período, o público pode conhecer a cantora em duas fases: a fase profissional que surpreendia pelo seu canto e suas canções nos palcos e a fase pessoal que chamava atenção pelo físico que chamava atenção devido ao estado de magreza, supostamente provocado pelos vícios do álcool e das drogas que consumia, além das conturbadas relações amorosas que sofria.

Em 2005 volta aos estúdios para a gravação do seu segundo disco que foi lançado em 2006. Back To Black marca o auge da carreira de Amy Winehouse que passa a ser conhecida em todo o mundo, com influências na soul music e seu novo trabalho figurou-se entre os discos mais vendidos no Reino Unido e nos Estados Unidos, sendo premiado com o Grammy Awards, faturando 5 das 6 indicações ao prêmio. Sucessos como "Back To Black", "Rehab""You Know I'm No Good" ajudaram a colocar Amy na lista dos artistas mais influentes da nova geração musical. Além disso, Amy contribuía com diversas campanhas de instituições de caridade.

Apesar de todo esse reconhecimento (o álbum, inclusive, foi listado entre os dez melhores álbuns do ano pela crítica musical), Amy mudou radicalmente seu visual e suas performances e, mesmo presente nos shows e festivais pelo mundo, ficava cada vez mais visível o seu estado crítico ocasionado pelo consumo excessivo do álcool. Algumas apresentações tiveram que ser interrompidas devido ao seu estado de saúde que se agravava a cada ano, chegando a ser internada para reabilitação, sob os cuidados do seu pai.

Toda essa jornada, somada com os problemas pessoais, teve seu fim quando Amy Winehouse faleceu aos 27 anos de idade no dia 23 de julho de 2011 em sua residência em Londres, supostamente motivada pelo excesso de bebida alcoólica. Em dezembro do mesmo ano, foi lançado um álbum póstumo intitulado Lioness: Hidden Treasures contendo canções e demos não oficiais.




Amy Winehouse - Rehab

Nenhum comentário:

Postar um comentário